A remoção e instalação de uma placa flexível, normalmente encontrada em veículos que possuem transmissão automática, é um trabalho bastante complicado, envolvendo a remoção e o desprendimento de muitas peças. Tecnicamente, esse trabalho deve ser deixado para um mecânico, mas se você realmente deseja aprender como fazê-lo, aqui estão as etapas simplificadas que você pode seguir.
Segurança primeiro. Antes de passar por todas as etapas e procedimentos envolvidos, você precisará desconectar a energia de todas as partes do carro. Para fazer isso, basta remover o cabo negativo da bateria. Ao mesmo tempo, você faria bem em desconectar também todas as conexões de energia da transmissão. Simplesmente desligue todos eles.
A caixa do sino. Pegue uma catraca de acionamento com os soquetes adequados e remova todos os parafusos da caixa da campainha. Os parafusos estão situados na parte superior da carcaça, sob o capô.
O iniciador. Agora que a caixa da campainha foi desengatada, você pode tirar o motor de arranque. Remova os 2 parafusos que o prendem no lugar.
A conexão do câmbio de marchas. A alavanca de câmbio é conectada à transmissão por meio de uma articulação. Localize a caixa da transmissão e o cabo que conecta a alavanca de câmbio a ela. Retire o cabo com uma chave de fenda.
A montagem da transmissão superior. Remover os parafusos de montagem da transmissão é fundamental no processo. Use uma catraca com o soquete certo e afrouxe e remova todos os parafusos. Quando isso for feito, desconecte todas as linhas mais frias da transmissão também. Se houver outras conexões ou parafusos segurando a transmissão, remova-os também. Se nada mais estiver preso, prossiga para apoiar o motor conectando as barras de suporte do motor às cavidades dos para-lamas e prenda o motor com correntes.
O elevador. Com tudo sob o capô feito, o próximo passo será levantar o carro de quatro. Assim que o carro for levantado, remova as duas rodas dianteiras e prossiga com as próximas etapas.
As partes inferiores. Há muitas coisas que você removerá aqui em sucessão.
A transmissão. Depois que todas as peças mencionadas acima forem removidas, agora você pode separar a transmissão do motor e abaixá-la. Será necessária uma chave de fenda para fazer isso. Assim que a transmissão for desligada, você pode prosseguir com a remoção da placa flexível antiga e a instalação da nova. Para fazer isso, basta afrouxar e remover os parafusos do centro da placa flexível com uma catraca e o soquete adequado. Feito isso, remova a placa flexível e prenda a nova.
Agora que sua nova transmissão está apresentando uma nova placa flexível, repita as etapas ao contrário para montar novamente sua transmissão e uma grande parte do seu veículo.