Os trabalhos de pintura automática são um processo meticuloso de várias etapas. Esteja você repintando todo o seu carro ou apenas retocando alguns painéis arranhados ou amassados, aqui está o que está envolvido.
As ferramentas. Para o projeto de pintura de seu carro, você precisaria de uma pistola de tinta spray, compressor, lixa, diluente, papel protetor e, claro, a própria tinta. Se disponível, você também deve ter uma lixadeira / amortecedor de dupla ação (que pode ser alugada). Você pode escolher entre uma variedade de tintas, mas para a maioria das finalidades, a tinta de uretano será a mais adequada para o seu carro.
Limpe seu carro. Antes de fazer qualquer trabalho de pintura ou retoque, certifique-se de limpar seu carro completamente com detergente para automóveis. Enxágue bem o carro e continue com removedores de cera e graxa. Certifique-se de trabalhar em um ambiente seco, pois o acúmulo de umidade pode arruinar o trabalho de pintura.
Lixar. Com uma lixadeira, retire o revestimento de todas as superfícies que você vai pintar. Use uma lixadeira pneumática de dupla ação, se disponível. Isso evita o lixamento irregular, pois ele gira e oscila, para que você não precise compensar um possível lixamento excessivo manualmente. Se for pintar o carro com a mesma cor do original, basta lixar até a camada original de tinta. Se você planeja mudar a cor, deverá ser capaz de lixar além da camada original de tinta. Você pode usar fita adesiva para proteger as molduras de borracha e o vidro contra arranhões pela lixadeira.
O preenchimento. Se a carroceria do seu carro tiver amassados e amassados, cubra-os com um enchimento de plástico. Estes geralmente vêm em pó ou argila, e você deve misturá-los de acordo com as instruções. Aplique com uma espátula de plástico e certifique-se de que a superfície resultante é lisa. Assim que o enchimento estiver seco, você pode raspar e raspar com uma lixa, de forma que siga de perto o contorno original da carroceria do carro. Finalize o alisamento e o lixamento com a lixadeira de dupla ação, utilizando uma lixa de grão 120 a 150. A superfície do preenchimento normalmente é áspera, então você precisa aplicar vidro acrílico para uma superfície mais lisa. Depois que a vidraça estiver seca e endurecida, é hora de lixar a área novamente.
As peças enferrujadas precisarão de atenção especial, pois a ferrugem pode corroer o metal e causar um acabamento desigual da pintura posteriormente. As peças enferrujadas devem ser cortadas e substituídas imediatamente.
Mascarando. Após o enchimento, o carro deve ser cuidadosamente limpo e enxaguado novamente. Depois que tudo estiver seco, o próximo passo é mascarar as partes do carro que não serão pintadas. Isso evita que a tinta alcance o vidro, molduras de borracha e áreas que você não pretende pintar. Você pode usar fita adesiva. Se não estiver disponível, você pode simplesmente usar fita adesiva grossa e jornais velhos. Você também deve mascarar a área embaixo, formando uma cortina, para que sua pintura não alcance a parte de baixo do chassi.
Pulverizar o primer. Antes de pintar o carro com tinta spray, limpe-o bem primeiro, apenas para se certificar de que não há partículas de poeira ou outros contaminantes possíveis. Feito isso, você pode pulverizar a parte afetada com primer epóxi. Assim que o primer secar, é hora de lixá-lo mais uma vez. Esta é a sua chance de corrigir quaisquer imperfeições ou saliências que possam não ter sido notadas anteriormente. Assim que terminar de lixar, limpe novamente o seu carro com cuidado. Agora é hora de aplicar outra camada de primer. Esta camada também deve ser lixada com uma lixa de grão 600 mais fina.
Lavar e lixar novamente. Antes da aplicação do esmalte, você deve remover toda a máscara e lavar o carro novamente. Neste ponto, você deve lixar rapidamente as bordas com uma lixa lisa (grão 600).
Pulverizar a camada de base e o acabamento. O carro deve ser reformado e, em seguida, espanado completamente, para garantir que não haja partículas de poeira durante a pintura. Neste ponto, o basecoat é pulverizado no carro. A pistola deve ser mantida perpendicular à área sendo pulverizada a cerca de 25 a 30 centímetros de distância, e você deve aplicar tinta o mais levemente possível, com pinceladas rápidas e sobrepostas. Quando a camada de base secar, você pode aplicar a camada de acabamento usando a mesma técnica de pulverização. Então, quando o acabamento secar, você pode aplicar o verniz usando a mesma técnica. Nesse ponto, você teria que esperar um ou dois dias para que a tinta curasse.
Lixar e polir a cores. As últimas etapas aqui são lixamento colorido e polimento. Quando a tinta cura, surgem pequenas imperfeições e rugosidade, e isso deve ser nivelado com uma lixa lisa de grão 2.000. Certifique-se de limpar o carro completamente antes de lixar. O lixamento colorido é um processo úmido, o que significa que você deve aplicar água enquanto lixa uma área em apenas uma direção (não em um movimento circular). Lixe a tinta até que o acabamento fique fosco e liso. Uma vez que as áreas pintadas foram lixadas com cor, o próximo passo é polir o carro. Aplique o composto de polimento e use uma almofada de polimento de lã com o tampão de dupla ação. Use apenas uma leve pressão e defina o buffer para a velocidade mais baixa. Depois de polir com lã, substitua a almofada por uma almofada de espuma mais macia e lustre mais uma vez.
Depois de terminar de polir, o carro agora deve ter um acabamento liso e brilhante. Não encere o carro antes de dois meses, para permitir que solventes e outras partículas escapem pelo ar. Pintar um carro pode ser um processo complicado, mas essas etapas são todas necessárias para obter aquele acabamento liso e brilhante.