O alternador do seu carro é basicamente um gerador, que o motor usa para fornecer eletricidade ao carro e carregar a bateria do carro enquanto o motor está funcionando. Essa energia mecânica é gerada por meio do uso de uma correia transportadora. Quando a correia produz energia mecânica suficiente, o alternador a transforma em energia elétrica para que o carro a bateria possa utilizá-la. Na maioria dos carros mais antigos, o alternador é um dos primeiros componentes a falhar, já que um carro geralmente requer uma certa tensão para funcionar corretamente. Quando o alternador não gera mais voltagem suficiente, ele cobra um preço da bateria, que pode falhar posteriormente.
Se você se sentir competente o suficiente para reconstruir seu alternador, aqui estão algumas dicas para remoção, reconstrução e substituição.
O que você precisa
Conjunto de soquetes de unidade (1 centímetro e 1 centímetro)
Chaves de fenda (Phillips e Flat)
Clipe de papel
Extrator de engrenagem pequena
Composto dissipador de calor
Kit de reconstrução do alternador
Lixa
Caneta e papel
O que fazer
Por motivos de segurança, desconecte a bateria do carro antes de fazer qualquer trabalho na parte elétrica. Feito isso, procure o alternador e familiarize-se com a forma como os fios são conectados ao aparelho. Para referência sobre a religação, desenhe o esquema de fiação do dispositivo com sua caneta e papel.
O alternador é fixado por dois parafusos. Um conecta o alternador ao bloco do motor e o outro é usado para ajustar a estanqueidade. Remova os parafusos e espaçadores e, em seguida, remova cuidadosamente o alternador. Marque uma linha reta nas duas metades da caixa. Esta marca o guiará para remontar o dispositivo posteriormente.
Você verá os três parafusos que prendem a caixa. Remova esses parafusos para que você possa abrir o dispositivo. Depois de remover os parafusos, separe cuidadosamente a caixa. Depois de aberto, você provavelmente verá sujeira e sujeira dentro do alternador. Limpe tudo isso.
Na primeira metade da caixa do dispositivo, você verá três parafusos que prendem o estator aos diodos. Remova esses parafusos e remova os enrolamentos do estator.
Localize o regulador de tensão branco. Ao vê-lo, remova os três parafusos que o prendem ao conjunto. Em seguida, remova os diodos retangulares pretos. Remova cuidadosamente o porta-escova e o regulador de tensão.
Na frente do alternador, você encontrará a porca da polia, a arruela de pressão e o ventilador. Remova tudo isso usando um pequeno alicate.
Quando todas as peças já tiverem sido removidas, remova o rotor da caixa e do rolamento. O rolamento pode ser removido empurrando-o cuidadosamente para fora. Da mesma forma, remova o rolamento de agulha na parte traseira do dispositivo. Coloque os novos rolamentos de fora para dentro.
Cubra a parte traseira do novo regulador de tensão com uma camada uniforme de composto dissipador de calor. Coloque o novo regulador de tensão, escovas e diodos e recoloque os três parafusos no regulador de tensão. Substitua o estator e os três parafusos nos diodos por novos.
Com uma lixa úmida / seca, limpe os anéis coletores do rotor. Deslize um clipe de papel de fora da caixa no orifício que passa pelo porta-escova. Empurre as escovas contra as molas e empurre o clipe de papel para que segure as escovas.
Substitua o rotor na frente da caixa. Substitua o ventilador, polia, arruela e porca. Pegue as duas metades da caixa e coloque-as juntas. Instale o eixo do rotor traseiro no rolamento traseiro. Substitua os três parafusos que prendem as metades da caixa juntas e tente girar o rotor e verifique se ele gira livremente.
Agora você pode retornar o alternador ao seu devido lugar no compartimento do motor. Reconecte os fios de acordo com o esquema de fiação correto que você anotou anteriormente. Em seguida, aperte a correia na polia.
A reconstrução do alternador de um carro tem dois benefícios principais. Primeiro, você economiza dinheiro comprando um novo. Em segundo lugar, fazer você mesmo pode ajudá-lo a se familiarizar com os componentes elétricos do carro. Dessa forma, você achará mais fácil solucionar os problemas da próxima vez que tiver um desempenho ruim do motor ou mesmo uma bateria descarregada.