Os lançamentos de ajuste fazem parte do ciclo geral de contabilidade. Isso é feito no final do período contábil para ajustar as despesas e receitas de uma empresa e equilibrar as colunas de crédito e débito no razão contábil. Os lançamentos de ajuste não se baseiam em quando os pagamentos foram pagos ou recebidos, mas no momento real em que esses pagamentos devem ser aplicados, o que, por sua vez, criará um equilíbrio entre despesas e receitas. Os lançamentos de ajuste incluem receitas e despesas acumuladas, receitas não realizadas, despesas antecipadas e depreciação. Essas entradas são feitas após a preparação de um balancete. Uma vez que os lançamentos de ajuste tenham sido feitos, eles são registrados no livro-razão geral de contabilidade. Aqui estão as coisas que você deve fazer para preparar entradas de ajuste.
No ciclo operacional normal de negócios, o saldo de contas a receber e a pagar em um ciclo contábil não é viável porque há despesas provisionadas que podem abranger vários ciclos contábeis. Por exemplo, a empresa está pagando prêmios de seguro. Eles podem ser pagos agora, mas, na realidade, o pagamento será feito nos meses seguintes. O mesmo também pode ser aplicado ao contas a receber. A empresa pode ter recebido um pagamento ou pagamento parcial por um produto ou serviço que deve ser registrado no mês anterior ou no (s) mês (s) seguinte (s). Portanto, para que você crie entradas de ajuste, esses registros devem estar disponíveis. Estes podem ser depreciação acumulada de ativos, cronograma de amortização, dívidas e pagamentos de juros e contas a cobrar. Certifique-se de manter todos esses registros intactos e em arquivos separados.
Faça um balancete para o período contábil com base nas entradas que você tem nos livros. Isso lhe dará uma visão inicial do que precisa de ajuste para que você possa consultar os documentos e registros que possui.
Localize todos os registros que cobrirão o período contábil e faça uma lista de todas as entradas que devem ser ajustadas. Rotule-os corretamente para que você possa fazer as entradas o mais livre de erros possível. Continue para criar as entradas de ajuste. Por exemplo, a empresa fez um serviço para um cliente este mês e a fatura será enviada no mês que vem. Esta é a receita acumulada, uma vez que o pagamento ou ganho deve ser contabilizado no mês em que o serviço foi executado. Se o pagamento for recebido em outro mês, sua coluna de débito deve mostrar as contas a receber e sua coluna de crédito deve refletir a taxa ganha.
Faça o mesmo para o restante dos ganhos e despesas do período contábil. Se a empresa foi paga integralmente por um serviço que será concluído em vários meses, a receita não obtida nos meses seguintes deve estar na coluna de débito e a coluna de crédito deve refletir a receita.
Insira os salários projetados como despesas salariais na coluna de débito e escritos como salários a pagar na coluna de crédito. Se, digamos, você está pagando um prêmio de seguro trimestralmente e já pagou a metade do pacote total no final do período contábil, significa que sua empresa ainda tem seis meses para pagar. Para fazer a entrada de ajuste para despesas pré-pagas, coloque o valor como despesas de acidentes e propriedades na coluna de débito e insira-o como seguro pré-pago na coluna de crédito.
Preparar os lançamentos de ajuste dessa forma o ajudará a separar adequadamente as contas a pagar e a receber da empresa e a transformá-las em despesas e receitas em tempo real. Você pode então lançar esses lançamentos de ajuste no razão geral da contabilidade e criar um novo balancete ajustado. Agora você pode localizar erros facilmente nas entradas e fazer os ajustes correspondentes. Manter registros com eficiência e arquivar documentos corretamente são essenciais para tornar todos os seus lançamentos contábeis e ajustar os lançamentos precisos.