Ao criar logotipos de empresas, é preciso ser o mais criativo possível - você não está apenas criando um logotipo, mas uma visão única e memorável da empresa em questão. Veja como começar:
- Primeiro, faça um brainstorm genuíno sobre o que a empresa faz e quem eles são. Você pode incorporar algum aspecto disso em seu logotipo? Por exemplo, se estiver projetando para uma empresa de sucos, há algum lugar em que você possa colocar uma laranja no design? Se você estiver projetando para uma organização de passear com cães, há algum lugar em que possa incorporar uma guia?
- Pense também em como a empresa é profissional e em como é divertida. Isso irá colorir a atitude do logotipo, se deve ou não ser mais justo e rígido, ou solto e colorido. Criar um logotipo para uma empresa voltada para o público infantil será completamente diferente de criar um para uma empresa voltada para profissionais adultos.
- Em seguida, considere as fontes para letras. Você quer que eles sejam legíveis e únicos. Ao criar o logotipo, tente evitar quaisquer fontes "padrão" que geralmente são encontradas em software padrão e, em vez disso, vasculhe a Internet em busca de fontes para download que sejam incomuns, limpas e que funcionem bem com seu conceito. Não use nada muito elaborado ou ilegível. Lembre-se de que o resultado final precisa ser um ponto direto para o visualizador. Tente não complicar as coisas.
- Em seguida, leve-o para a prancheta. Ao criar logotipos de empresas, é importante vir à mesa com várias opções para seu cliente escolher, ou para que eles possam combinar diferentes aspectos de cada um em um novo logotipo. Faça pelo menos cinco variações de seu design original e mantenha a mente aberta. Lembre-se de que o cliente está sempre (geralmente) certo. Você precisa estar disposto a aceitar sugestões e críticas deles para mantê-los satisfeitos.
Comece a carregar
Lembre-se de que também não há problema em começar a cobrar mais caro se for esperado que você vá além das obrigações de designer. Se você trabalha há mais tempo do que a média, ou se o cliente continua mudando de ideia, não se acanhe em pedir mais pagamento se o projeto tiver excedido o prazo estipulado.
Criar o logotipo de uma empresa deve ser uma experiência gratificante, ver seu cliente empolgado com o que você projetou para ele é uma sensação ótima. Lembre-se dessas dicas e seu resultado final deve valer todo o trabalho árduo que você dedicou a ele.