No que diz respeito a empregos divertidos e exóticos, não existe nada melhor do que trabalhar em um navio de cruzeiro. Afinal, os membros da tripulação são pagos para passar seus dias e noites em navios de luxo enquanto viajam ao redor do mundo em uma viagem emocionante após a outra. Se isso parece o trabalho perfeito para você, você não está sozinho. Milhares de pessoas encontram emprego em navios de cruzeiro todos os anos, e você também pode. Se você está pronto para satisfazer sua sede de aventura em alto mar, aqui estão algumas dicas para encontrar um emprego em um navio de cruzeiro.
Contate uma linha de cruzeiro diretamente. Muitos operadores de navios de cruzeiro, incluindo Carnival, Princess, Cunard, Norwegian e Disney, publicam oportunidades de emprego e descrições de empregos diretamente em seus sites. Em alguns casos, você poderá criar um currículo eletrônico no site e enviá-lo instantaneamente. Em outros, você receberá um endereço de e-mail ou um endereço físico para correspondência, para o qual poderá enviar seu currículo posteriormente. Entrar em contato com as linhas de cruzeiro diretamente é a maneira mais segura e confiável de encontrar - e talvez pousar - um emprego a bordo.
Use uma agência de recrutamento. Uma vez que muitas pessoas que trabalham em navios de cruzeiro vêem seus empregos como aventuras temporárias em vez de carreiras permanentes, a taxa de rotatividade no setor é bastante alta. Como resultado, as empresas de cruzeiros sempre precisam de pessoal e muitas vezes dependem de agências de recrutamento para atender a essas necessidades. Ao passar por uma agência, você deve primeiro passar pelo processo de triagem, que normalmente envolve uma ou mais entrevistas e, possivelmente, uma verificação de antecedentes.
Se você concluir este processo com êxito, a agência tentará colocá-lo em uma das várias empresas de cruzeiros que atendem. Depois de ser colocado em uma linha específica, você provavelmente terá que pagar à agência de recrutamento uma taxa de processamento ou administrativa para cobrir suas despesas. Certifique-se de verificar todos os custos envolvidos para que você não seja atingido por uma conta surpreendentemente alta.
Seja contratado por meio de uma concessionária. Os navios de cruzeiro têm muito espaço de varejo a bordo para lojas de presentes, spas, salões de beleza, butiques e similares. Algumas dessas lojas são operadas pela própria linha de cruzeiros, mas muitas são alugadas para concessionárias ou varejistas independentes. Cada concessionária é responsável por suas próprias necessidades de pessoal, portanto, esta pode ser uma boa maneira de começar a trabalhar e ganhar uma valiosa experiência a bordo. Obviamente, a seleção de empregos seria muito mais limitada do que se você fosse trabalhar diretamente para uma empresa de cruzeiros, mas se isso lhe der uma entrada no setor, terá valido a pena.
Guias de compra e outros recursos. Muitos funcionários atuais e antigos de navios de cruzeiro escreveram guias para ajudar recém-chegados como você a navegar no processo de procura de emprego. Esses guias geralmente contêm informações de contato de empresas de cruzeiros e agências de recrutamento, dicas para redigir currículos, conselhos sobre como se preparar para as entrevistas e histórias sobre como é realmente trabalhar e viver a bordo de um navio por longos períodos de tempo. A qualidade desses guias de trabalho varia significativamente, portanto, tente comprar um que tenha recebido comentários ou depoimentos favoráveis de clientes.
Cuidado:
Cuidado com as agências de recrutamento inescrupulosas que exigem dinheiro adiantado ou que "garantem" empregos para todos os candidatos.