Como ler a linguagem corporal para contar a mentira de alguém?
Santiago Ricardo Gaspar Mendes
• 3 min de leitura
Além disso, observe se a pessoa se esconde em um objeto para distrair o contato visual da pessoa que a confronta.
A maioria das pessoas tem tendência a mentir. Pode causar dor às pessoas que estão privadas da verdade e ao próprio mentiroso. De acordo com estudos, pessoas desonestas sentem culpa e isso pode resultar em inquietação e estresse. No entanto, existem meios para determinar se uma pessoa está mentindo. Além da investigação e da análise crítica de detalhes, você pode identificar se uma pessoa está mentindo por meio de sua linguagem corporal. Abaixo estão dicas eficazes para ajudá-lo a saber se uma pessoa está mentindo para você.
Concentre-se nos olhos. Geralmente, as pessoas que mentem evitam a comunicação visual. Muitas vezes os mentirosos olham para baixo ou para os lados. Eles podem olhar para você por um ou dois segundos, mas não conseguem olhar por tempo suficiente.
Observe inquietação. As pessoas que mentem geralmente ficam inquietas. Seu nervosismo ou desconforto se manifestará em tremores dos pés e / ou mãos. Isso pode incluir a criação de movimentos inquietos, tamborilar com os dedos, ajustar roupas ou mãos ocupadas. Psicologicamente, significa que o mentiroso continua se ocupando para evitar a tensão que um confronto traz.
Observe o toque do rosto e a cobertura da boca. Os mentirosos costumam esconder a boca para se consolar e esconder suas mentiras. Eles também tocam os olhos ou nariz sem saber por causa da tensão. Essas também são tentativas de esconder a desonestidade. Os especialistas consideram isso uma expressão de vergonha subconsciente.
Observe se o seu suspeito mentiroso está com a boca seca. É um efeito colateral comum da desonestidade. Isso pode incluir engolir frequentemente, lamber os lábios e beber pequenos goles repetitivos.
Concentre-se em gestos. Pessoas que estão mentindo tentam redirecionar a atenção e promover uma falsa demonstração de entusiasmo por meio de gestos excessivos. Seus gestos são geralmente deliberados e exagerados. Às vezes, seus gestos não sincronizam apropriadamente com sua fala.
No entanto, observe que as pessoas rígidas também podem estar mentindo. Porque essas pessoas tentam manter a compostura para que seus desonestos não sejam notados.
Observou pernas cruzadas e braços cruzados. Essas são posturas de autoproteção. Essas posições refletem a necessidade de criar algum tipo de obstáculo físico entre o mentiroso e a pessoa que o confronta. Além disso, observe se a pessoa se esconde em um objeto para distrair o contato visual da pessoa que a confronta.
Observe se o corpo do suposto mentiroso está apontando para longe de você. Os especialistas nos dizem que é um método subconsciente de esconder a desonestidade de alguém.
Determine indicadores falsos de que uma pessoa está mentindo. É verdade que não podemos ter certeza de que uma pessoa está realmente mentindo por meio de indicadores. Podemos estar errados e machucar uma pessoa, tornando o problema mais complicado.
Aumento de tom vocal
Determine indicadores falsos de que uma pessoa está mentindo.
Outros indicadores falsos que algumas pessoas sincronizam com a mentira são o movimento do pomo de Adão, piscar, gestos defensivos, suor excessivo, contato visual aumentado, encolher de ombros, movimentos da cabeça, aumento de tom vocal, tempo de resposta mais longo, mudanças posturais, dilatação da pupila, toque automático, sorrisos incomuns, hesitações na fala e gestos incomuns.
Você pode ser enganado por esses falsos indicadores. A melhor coisa que você pode fazer para determinar se uma pessoa está mentindo é conversar com ela. Não é necessário ser franco instantaneamente. Mas, dê um jeito de determinar a verdade. Lembre-se de que as linguagens corporais servem apenas como guia; eles não dizem a verdade. Se uma pessoa próxima a você está mentindo, então tente o seu melhor para ajudar a pessoa a se tornar honesta, porque ela também está sofrendo com a culpa de mentir.