Durante as crises econômicas, a força de trabalho pode enfrentar ansiedades de emprego. Isso ocorre por causa da ameaça iminente de receber o deslize rosa. Ouvimos histórias de funcionários que serviram por anos, apenas para serem reduzidos. Aqueles que receberam pacotes de indenização atraentes provavelmente tiveram sorte. Mas nem todos podem sobreviver a tempos difíceis sem uma renda decente.
A ansiedade no trabalho pode afetar negativamente a produtividade. Em vez de trabalhar com todo o seu potencial, você se preocupa dia após dia se permanecerá seguro no curto e no longo prazo. Isso pode afetar sua vida pessoal também. Você pode perder o sono por causa disso. Você pode ter dificuldade em seu relacionamento com os membros da família.
Acalmando a ansiedade do trabalho
Acalmar a ansiedade do trabalho é a chave para permanecer produtivo, mesmo em face de potenciais demissões, reduções e fechamentos de empresas. Aqui estão algumas coisas para ajudá-lo a sobreviver.
Tenha um plano de backup. A maioria dos funcionários regulares confia em sua estabilidade ou habilidades específicas para sobreviver a tempos difíceis. Com o fechamento e redução de empresas, o mercado de trabalho será altamente competitivo. Você deve ter um plano para sobreviver a um período possivelmente longo de desemprego. Por exemplo, você pode manter seu currículo atualizado para submetê-lo à consideração de outras empresas quando sentir que seu emprego está em perigo. Ou você pode atualizar seu currículo de forma que possa facilmente mudar de setor ou campo. Afinal, nem todo setor está em declínio econômico. Ainda assim, não queime pontes com seu atual empregador e colegas. Você nunca sabe quando vai trabalhar com eles novamente.
Chamadas de clientes fechadas com sucesso
Comemore suas realizações. É difícil se manter motivado quando você está oprimido o tempo todo. É difícil trabalhar para ser produtivo se tudo o que você almeja é uma promoção ou um aumento, o que pode não acontecer tão cedo. Em vez de se concentrar em suas preocupações, por que não comemorar o que você conquistou? Parabenize-se por suas realizações no trabalho: por um projeto bem executado, por ligações de clientes fechadas com sucesso, ou mesmo por simplesmente terminar tarefas no prazo.
Começar um negócio. Traga esse empreendedor em você. Tente criar vários fluxos de renda. Isso pode não ser grande no início, mas será bom se você puder ter uma renda extra, apenas no caso de sua principal fonte de renda falhar. Construa seu negócio pessoal e sua marca pessoal. Não deveria ser tão difícil, contanto que você encontre algo que ame fazer. Se você gosta de escrever, pode começar um pequeno negócio de redação freelance. Se você gosta de artesanato, pode fazer pequenas obras de arte ou itens artesanais e vendê-los online. Você nunca sabe quando poderá transformar esses pequenos hobbies de meio período em empreendimentos comerciais completos.
Procure aconselhamento profissional ou amigável. As ansiedades podem ser um sintoma de transtornos mais profundos ou problemas mentais que precisam ser tratados profissionalmente. Visite um terapeuta para que ele possa avaliar sua situação e saber se você precisa tomar medicamentos para seus ataques de ansiedade. Você também pode discutir sua situação com um amigo, membro da família ou colega de trabalho de confiança. Se você deseja transformar sua ansiedade em inspiração, os serviços de um coach de vida podem ser benéficos.
O riso ajuda a liberar hormônios
Relaxar. Afinal, rir é o melhor remédio. Dê um tempo a si mesmo. Alivie seu estresse rindo um pouco. Isso pode ajudar a reduzir o estresse e até mesmo a aliviar a ansiedade. Embora você pareça louco se começar a rir alto em sua mesa ou durante uma reunião de negócios, há momentos apropriados para rir. Assista a um filme de comédia em casa ou no cinema. Compre histórias em quadrinhos. Leia a página de quadrinhos do jornal. Ouça programas de rádio engraçados no caminho do trabalho para casa. O riso ajuda a liberar hormônios que promovem a cura do corpo.
A ansiedade do trabalho é comum onde quer que você esteja. Tente não se preocupar muito. Em vez disso, concentre-se em fazer planos e preparativos de contingência. E tente relaxar.