Como criar um currículo para um trabalho de merchandising de varejo?
Sr. Fernando Rocha Filho
• 3 min de leitura
Ter como objetivo um trabalho de merchandising de varejo não é tão fácil. Por um lado, é altamente competitivo. Você precisa ser completo. Você precisa ser especialista em economia, matemática e contabilidade. Você também deve aprimorar sua criatividade. Aqui estão algumas soluções práticas na criação de um currículo notável para um trabalho de merchandising de varejo:
Seu currículo deve chamar a atenção para suas habilidades. Suas habilidades devem criar a impressão de um profissional completo. Por quê? O merchandising de varejo é um campo altamente complexo. Além de dominar os princípios de negócios e marketing, também se espera de você a previsão do lucro de compromissos de vendas. Literalmente, seu futuro empregador deve ser capaz de sentir que você está qualificado para o trabalho com base nas habilidades que optou por enfatizar.
Detalhe suas informações de contato. Seu futuro empregador deve ser capaz de identificar seu nome assim que seu currículo for escaneado. Portanto, posicione-o na parte superior do seu currículo. Considere o tipo e o tamanho da fonte que deseja usar. Sua escolha deve parecer profissional. Não deixe de incluir seu endereço residencial, seu e-mail e seus números de contato. Depois de impressionar seu futuro empregador, você não quer que ele ache difícil entrar em contato com você.
Declare seu objetivo de carreira. O seu futuro empregador certamente irá procurar alguém que seja o par perfeito para sua empresa. Atinja isso escrevendo claramente seu objetivo de carreira. Não use expressões banais. Seja direto e específico. Mencione seus interesses específicos. Indique os produtos que pretende manusear e comercializar.
Decida se você capitalizaria sua educação ou sua experiência. Por exemplo, se você se formou em merchandising de varejo, coloque-o logo abaixo do seu objetivo de carreira. Faça isso também se tiver concluído os cursos de economia, matemática e contabilidade. Muitas empresas de varejo procuram profissionais com formação acadêmica adequada. Enquanto isso, se sua experiência de merchandising de varejo é mais impressionante simplesmente porque seu treinamento acadêmico não teve nada a ver com isso, então, cubra-o primeiro. Concentre-se em indicar suas realizações. Mencione sobre como atingir metas de vendas, ganhar participação de mercado ou liderar novas tendências.
Escreva uma carta de apresentação concisa. Imagine sua carta de apresentação como um invólucro para um presente emocionante. Redija sua carta para convencer seu futuro empregador a saber mais sobre você. Sua carta de apresentação deve destacar os pontos mais importantes do seu currículo, sem necessariamente estragar tudo. Não se esqueça de assinar sua carta de apresentação para torná-la mais dinâmica e pessoal.
As pessoas no negócio de merchandising de varejo estão, em sua maioria, ocupadas. Portanto, mantenha isso em mente. Você não poderia esperar que eles trabalhassem navegando em seus currículos. Os especialistas observam até que vários recrutadores e executivos de contratação gastam, em média, não mais de 30 segundos para analisar um currículo médio. Novamente, o desafio mais difícil, após estruturar seu currículo, é torná-lo simples e rápido. Como regra, seu currículo deve ter pelo menos uma página. Não se esqueça, você pode usar sua carta de apresentação para destacar ainda mais suas qualificações. Seja mais criativo.