A maioria das pessoas será dispensada de um emprego em algum momento de sua carreira - e não necessariamente por causa de qualquer irregularidade de sua parte. Uma desaceleração econômica, uma reestruturação da empresa ou simplesmente uma má combinação entre empregador e empregado podem resultar em um deslize rosa. A indenização por demissão - aquele adorável privilégio em que a empresa oferece dinheiro, benefícios ou ambos, mesmo que você não seja mais funcionário deles - pode ajudar a amortecer o golpe financeiro de ser rescindido. Há dois momentos em que você pode negociar a indenização por demissão: quando você recebe uma oferta de trabalho e quando recebe o machado. Abaixo estão dicas para ambas as situações.
Passo 1
Negociando antes de aceitar o trabalho.
Este é o momento em que você está em uma posição mais forte para negociar. Seu primeiro passo deve ser tirar a emoção desse processo para que você possa negociar a partir de uma mentalidade estritamente empresarial. Outras dicas:
Avalie honestamente o valor de seus serviços. A maioria das empresas está mais disposta a aderir a uma cláusula de rescisão em seu contrato se você oferecer serviços exclusivos ou particularmente valiosos. Volte ao modo de "entrevista" e mostre ao seu empregador em potencial quanto valor você agrega à empresa e por que é realmente do interesse dela estender um pacote de indenização. Além disso, não importa o quão bom zelador você seja, entenda que os pacotes de indenização geralmente se estendem para os gerentes intermediários e superiores.
Não siga os limites automaticamente. Algumas empresas descrevem pacotes de indenização no manual do funcionário, mas se você está entrando em uma posição que é mais arriscada do que outras na empresa (vendas, por exemplo), pode precisar de um pacote que não seja válido para todos. Em troca de um acordo de rescisão mais confortável, ofereça-se para assinar um acordo de não concorrência. Eles provavelmente vão pedir que você assine um de qualquer maneira se clientes ou segredos comerciais estiverem em risco, mas sua oferta pode torná-los um pouco mais delicados.
Decida o que você quer. A maioria das pessoas associa os pacotes de indenização estritamente com dinheiro, mas a indenização também pode incluir coisas como uma extensão do seguro de saúde por um período de tempo (digamos, seis meses), dando a você tempo para garantir um novo cargo e novos benefícios de saúde.
Faça por escrito. Como tudo no mundo dos negócios, um aperto de mão não se sustenta no tribunal. A empresa pode ter a reputação de ser generosa com seus funcionários que estão saindo, mas não aposte o que poderia ser um pacote muito valioso com o que eles fizeram no passado.
Passo 2
Negociando depois de você ter sido demitido.
Naturalmente, o funcionário não tem muito poder de barganha nesse estágio, mas ainda há etapas que você pode seguir para negociar a indenização por demissão. Supondo que você não tenha feito nada ética ou legalmente errado, a empresa pode estar disposta a trabalhar com você. Essas dicas, bem como as dicas acima, podem ajudar no seu caso:
Jogue com o desconforto do chefe. Não, isso não é antiético. É da natureza humana que os empregadores que enfrentam a demissão se sintam claramente incomodados com o dever. Diga a ele o quanto você tem gostado de seu tempo na empresa e o quão dedicado você tem sido durante o tempo de seu emprego, e peça para discutir um pacote de indenização. Seja educado e profissional durante a conversa, mas não tenha medo de pressionar seu caso. Quem emerge como o vencedor pode depender de quem pode tolerar a situação embaraçosa por mais tempo.
Considere uma opinião legal. Sim, vai custar algumas centenas de dólares, então você precisa decidir se vale a pena o custo. Mas os advogados especializados em questões trabalhistas podem oferecer informações e sugestões valiosas sobre como maximizar seu pacote.
Pese a oferta. Muitas pessoas que foram demitidas aceitam a primeira oferta de rescisão que recebem, mas é chamada de "negociação" por um motivo. Avalie a oferta e decida se acha que é o melhor que a empresa fará por você. Você pode não conseguir convencê-los a ganhar milhares de dólares adicionais, mas que tal opções de baixo ou nenhum custo, como referências ou assistência na procura de emprego?
Esteja ciente do seu prazo. A maioria das ofertas de rescisão expira dentro de um período de tempo (normalmente de duas a quatro semanas). Não espere muito para responder ou você perderá a sorte.
Reconheça que você pode desistir de certas opções. Quando você negocia uma indenização (seja no início ou no final de um emprego), é mais do que provável que você desista de seu direito de processar. Portanto, se você acredita que a empresa fez algo errado o suficiente a ponto de pensar em chamar um advogado para litigar seu caso, aceitar um pacote de indenização mínimo pode não ser do seu interesse.