Então você está finalmente pronto para assumir o emprego dos seus sonhos, para obter mais do mundo real e se defender totalmente. Você passou por mais de uma década de escolaridade, desenvolveu uma rede boa o suficiente de pessoas de antigos empregadores e tem a confiança para vir até alguém e dizer "me contrate!" Agora, isso funcionaria se você estivesse em um mundo ideal. Mas, infelizmente, você não é. Provavelmente, se você for como todo mundo, a primeira arma que você terá que ter para enfrentar as provações da procura de emprego é seu currículo.
Tarefa fácil
Escrever um currículo normalmente não é uma tarefa muito fácil. Realmente há uma arte ou ciência nisso. As pessoas cometem o erro de pensar que, contanto que você coloque todas as informações sobre si mesmo, isso é bom o suficiente. No entanto, você precisa planejar cuidadosamente o que colocar em seu currículo e até mesmo como você apresenta essas informações também é vital para garantir que seu currículo chame o máximo de atenção possível desde o início.
Aqui estão os princípios básicos, os fundamentos e o que as pessoas normalmente querem e esperam ver em seu currículo: • Nome • Endereço • Informações de contato • E-mail • Foto (não é necessária, mas ajuda um potencial empregador a identificá- lo) Depois disso, há os outros supostos fundamentos que você deve incluir, se aplicável. • Experiência de trabalho • Nível educacional
O potencial empregador determina
Depois, há os conjuntos de habilidades, que são as qualificações que você possui e que ajudarão seu empregador em potencial a determinar se você é um bom candidato para contratação. Isso também os ajudaria a comparar você com outros aspirantes a candidatos que podem estar disputando a mesma posição.
Agora que você sabe o que incluir em seu currículo, também é importante descobrir como colocá-los de lado. Aqui estão as três maneiras comuns de listar a parte mais importante do seu currículo, a experiência de trabalho.
Por cronologia reversa - esta é a forma mais comumente usada de listar informações, principalmente porque é a mais fácil de fazer. É basicamente apresentar sua experiência profissional listada da mais recente até a primeira. Este também é o mais eficaz de todos os três métodos de listagem porque cria credibilidade ao mostrar as melhorias dos empregos que uma pessoa construiu ao longo dos anos e também coloca em primeiro plano o emprego mais recente que você tem.
Por função ou setor - Este método de listagem separa sua experiência profissional de acordo com o tipo de emprego ou setor em que você trabalhou. Aqui, você precisa separar os cargos e as empresas de acordo com as diferentes categorias em que se enquadram. Isso é apropriado se você for candidatar-se a um emprego em um setor diferente daquele em que você está atualmente.
Ou você pode realmente combinar esses dois. Isso pode resultar em uma lista mais longa, no entanto.
Por último, antes de enviar um currículo para empresas, convém personalizá-lo para essa empresa ou setor específico. Por exemplo, se você está se inscrevendo em uma empresa de TI, convém destacar sua experiência relacionada a TI. O mesmo vale se você estiver aplicando em outras indústrias.
Contanto que você esteja armado com um currículo bem feito, você pode ter certeza de que já ganhou uma boa vantagem. Seja otimista, pois uma atitude positiva o ajudará na procura de emprego.