Como enviar um currículo e uma carta de apresentação?
Paulo Bruno Fernandes
• 4 min de leitura
Você projetou habilmente seu currículo, adaptou-o às necessidades de seu empregador em potencial e agora está pronto para entregar seu destino aos poderes constituídos. Existem várias opções que você tem neste momento no que diz respeito a como enviar sua carta de apresentação e currículo:
Envie seu currículo pelo correio tradicional. Esta é provavelmente a pior maneira de enviar suas informações, simplesmente porque você usaria um envelope de tamanho comercial e ele seria enviado para a empresa com todas as contas e lixo eletrônico e, portanto, ficaria na mesa de alguém por uma semana ou então antes de abrir, ou ser jogado no lixo e nunca ler. Somente se especificamente instruído pela empresa na qual está interessado, você deve usar este método.
Envie seu currículo por correio eletrônico. Essa seria a segunda pior maneira de apresentar seu interesse em um emprego, porque é muito parecido com o método mencionado acima. Com o número cada vez maior de spam e e-mail não solicitado, a maioria dos empregadores agora tem filtros configurados que irão mover qualquer e- mail de remetente desconhecido imediatamente para a lata de lixo virtual. Além disso, muitos empregadores se recusarão a abrir qualquer currículo enviado como um arquivo anexo, devido à desonestidade daqueles que criam vírus de computador. Portanto, assim como na etapa anterior, a menos que seja orientado pelo anúncio de emprego ou pelo empregador diretamente, evite usar o e-mail como seu principal meio de comunicação.
A melhor maneira de chamar a atenção da empresa e provar que é um candidato qualificado e realmente interessado é deixar sua carta de apresentação e currículo EM PESSOA. Como se você estivesse visitando o negócio para uma entrevista, vista-se adequadamente (veja "Como se vestir para uma entrevista"), carregue seus documentos em uma pasta bonita e resistente para evitar rugas ou sujeira, e chegue ao escritório durante o horário comercial. Evite visitas no final da tarde em escritórios de negócios em geral; a pessoa com quem você deseja falar tem menos probabilidade de se preocupar com coisas para fazer no início do dia e pode ter um momento para conversar com você. Ao enviar seu currículo pessoalmente, siga estas diretrizes:
Chegue cedo, aproxime-se imediatamente da recepção ou da pessoa mais próxima que possa orientá-lo e apresente-se com seu nome e um aperto de mão firme. Informe que você está lá para entregar um currículo e pergunte se há uma pessoa específica com quem você deve falar
Certifique-se de que você pode dar à pessoa com quem falar as informações sobre o cargo em que você está interessado especificamente e por que está interessado em trabalhar para a empresa. Além disso, seja capaz de explicar tudo em seu currículo com todos os detalhes.
Encerre sua conversa com outro aperto de mão, um "Foi muito bom conhecê-lo", e diga à pessoa que você está ansioso para falar com ela novamente em breve. Esses pequenos atos mostrarão ao negócio que você leva o cargo a sério e tem interesse em um futuro na empresa.
A maneira mais eficaz de enviar sua carta de apresentação e currículo é fazê-lo pessoalmente. Isso não só lhe dá a chance de ver o negócio em ação e dá uma ideia de para quem você pode estar trabalhando, mas também dá ao seu empregador em potencial a chance de imediatamente colocar um rosto em um pedaço de papel e associá-lo a seu retomar. Um candidato bem preparado e de aparência profissional chamará a atenção da empresa e oferecerá uma ótima primeira impressão e o levará às impressionantes qualificações em seu currículo bem elaborado.
Cuidado:
Não visite uma empresa sem ter uma compreensão clara de quem são e o que fazem.