É a primeira coisa que os empregadores em potencial leem e pode definir o tom de todo o seu currículo. O objetivo que você relaciona em seu currículo pode fazer a diferença entre "continuar lendo" e "jogá-lo fora" na mente dos gerentes de contratação, portanto, vale a pena seu tempo e atenção!
Abaixo estão algumas dicas sobre como criar um objetivo que seja preciso e envolvente para o leitor, junto com o que você precisa considerar antes de se comprometer com um objetivo.
Passo 1
Escreva do ponto de vista do empregador.
É o seu currículo, então faz sentido que o seu objetivo seja o que você procura, certo? Mas, como acontece com tantas coisas relacionadas à procura de emprego, o truque é compor um objetivo que fale com o que o potencial empregador está procurando.
Adicionar valor. A melhor maneira de se vender - em seu currículo, carta de apresentação e qualquer outro material de inscrição - é relacionar sua capacidade de agregar valor a uma empresa. Por exemplo: "Buscar uma posição de marketing onde 20 anos de experiência possam ajudar a promover os objetivos da empresa." Agora, se você é o empregador em potencial, isso não parece um negócio melhor do que alguém que quer "colocar 20 anos de experiência em prática". Para usar para quê? Use sua primeira oportunidade para "impressioná-los", revelando exatamente como você pode ajudar a empresa.
Evite palavras centradas em "mim". Você quer avançar em sua carreira? Você quer promover seus objetivos subindo na escada corporativa? Do ponto de vista da maioria dos objetivos de currículo, isso é importante para quase todo caçador de empregos. Mas os empregadores não estão terrivelmente preocupados com o que você deseja - pelo menos não antes de ser contratado e provar ser inestimável para a empresa. Evite frases como "minha carreira", "eu quero" e "ofereça-me promoção".
Fique longe dos clichês. Os gerentes de contratação veem dezenas de objetivos todos os dias que incluem termos como "utilizar minhas habilidades". Parece preguiçoso ou, pior, como se você não soubesse o que está fazendo se não pudesse simplificá-lo para refletir o trabalho que deseja e exatamente o que você traz para a mesa.
Cuidado com seus adjetivos. Provavelmente, você cometeu erros de adjetivo no passado e nem percebeu. Listar seu desejo por um emprego "desafiador", por exemplo, não pode ajudar, mas faz com que os empregadores em potencial pensem: "Em vez de chato?" Ou querer assegurar uma posição dentro de uma empresa "progressista". Não a maioria das pessoas preferem que mais de uma empresa indigesto preso na 19 ª século? Pode parecer uma coisa pequena, mas seus adjetivos podem falar muito sobre você. Suas descrições podem parecer banais ou simplesmente fazer o leitor pensar, "duh..." Lembre-se de que cada palavra conta.
Passo 2
Combine o objetivo certo com o trabalho certo.
Existem tantas variáveis no processo de busca de emprego. Mas quer você esteja se candidatando a empregos específicos, prospectando em qualquer lugar e em qualquer lugar, ou tentando realizar uma mudança significativa na carreira, seu objetivo ajudará ou prejudicará sua causa.
Seja o mais específico possível. Se você estiver respondendo a um anúncio de uma vaga definida, certifique-se de que o gerente de contratação saiba disso ao ler seu objetivo. Isso não significa que você deve incluir onde viu o anúncio ("buscando a posição anunciada no jornal da cidade"); em vez disso, o leitor deve entender por meio das palavras em seu objetivo que você está respondendo ao anúncio. Em vez de um cobertor "buscando uma posição de vendas na Empresa X", diga " buscando uma posição de gerenciamento de contas para o Território ABC". Se você não está se candidatando a uma vaga de emprego, veja abaixo.
Deixe-o inteiramente de fora se estiver fazendo prospecção. Usando um objetivo é uma maneira poderosa para abrir um currículo e destiná-las ao trabalho que você está interessado. Mas se você está aplicando para potenciaisoportunidades de emprego em uma empresa específica (sem conhecer os trabalhos reais que você está qualificado para) ou está usando seu currículo para cobrir uma área (publicando em um grande site de empregos online ou distribuindo em uma feira de carreiras), pule completamente o objetivo. Isso servirá apenas para limitar o número de respostas que você obtém. Deixe o resto do seu currículo vender seus pontos fortes e experiência, e cruze os dedos para que você seja páreo para uma vaga.
Seja preciso com um currículo de mudança de carreira. Quando você está mudando de carreira, um grande objetivo é ainda mais importante. Se você não declarar sua meta explicitamente no objetivo, o gerente de contratação pode examinar seu currículo e se perguntar por que um designer gráfico está enviando um currículo para uma posição de contabilidade. Certifique-se de dizer algo como: "Buscando uma posição de contabilidade de nível básico, onde 10 anos de experiência empresarial abrangente podem ser aplicados para aumentar a satisfação do cliente."
Jason Kay recomenda que você leia as revisões do serviço de redação do currículo em JobGoRound.com. Você também pode ler mais dicas de redação de currículo, dicas decarta de apresentação e enviar seu currículo para uma análise de currículo gratuita.