Como escrever uma carta de recomendação de funcionário?
Lorena Patrícia de Pires
• 3 min de leitura
Escrever cartas de recomendação de funcionários é mais complicado do que normalmente se pensa. Isso porque houve muitos casos em que um funcionário entrou com uma ação contra a pessoa que escreveu sua carta de recomendação, citando os motivos da difamação. Por outro lado, considere esta outra extremidade do espectro: se o empregado consegue um emprego por causa das recomendações estelares que seu empregador anterior lhe escreveu, e se ele provar ser menos do que competente em suas tarefas, então seu novo empregador (ou seus clientes) podem optar por entrar com uma ação judicial contra a pessoa que escreveu aquela carta de referência enganosa. É por isso que é muito importante que, se você for solicitado a escrever uma carta de recomendação, certifique-se de que realmente testemunharia a verdade e de que seria capaz de apoiar suas recomendações com o desempenho anterior desse funcionário. Por isso, certifique-se de consultar o seguro de referência. É importante lembrar que muitas empresas confiam muito nos formulários de indicação de emprego ao considerar seus funcionários em potencial. O equilíbrio aqui é a chave.
Boa carta de indicação de funcionário
Dito isso, quais são os segredos para escrever uma boa carta de recomendação de funcionários?
Em primeiro lugar, conheça as diferentes informações que você deve incluir na carta. Essas informações seriam seu relacionamento com o funcionário; há quanto tempo você conhece esse funcionário; uma visão geral de suas tarefas na empresa; alguma descrição de seu desempenho; e suas informações de contato para fins de verificação.
Ao escrever a carta de recomendação, certifique-se de mencionar as qualidades positivas do funcionário, certificando-se de que essas qualidades sejam consideradas úteis e relevantes pela empresa para a qual ele está se candidatando. É por isso que você pode considerar encontrar tempo para pesquisar a empresa (por exemplo, é uma empresa de telecomunicações? É Sprint? Verizon? Etc) para a qual ele gostaria de se candidatar, junto com o cargo e as tarefas que vêm com ele.
Fornece evidências reais de apoio
Geralmente, as qualidades que você menciona podem ser sobre suas habilidades de liderança, sua ética de trabalho e profissionalismo, sua iniciativa e sua desenvoltura. Além de suas qualidades, especifique também as habilidades específicas do funcionário. Isso incluiria ser tecnologicamente apto; sua habilidade em organizar dados e apresentá-los de uma maneira muito clara e abrangente; seu gerenciamento de projetos, etc. Lembre-se, as qualidades e habilidades que você lista devem ser apoiadas por dados quantificáveis. Mencione alguns casos específicos em que o funcionário foi capaz de demonstrar as qualidades e habilidades que você mencionou e especifique o treinamento que ele realizou e as descrições de suas funções, que desenvolveram essas habilidades. A chave aqui é como fornecer evidências que poderia apoiar concretamente suas declarações. Essa também é uma medida de segurança para você: se você fornecer evidências reais, o novo empregador não poderá entrar com uma ação judicial contra você por fazer alegações enganosas: afinal, tudo o que você fez foi mencionar registros passados e verificáveis.
Relacionados a este tópico estão os muitos programas e campanhas de referência que as empresas oferecem como parte de seu esquema de expansão. Essas campanhas geralmente funcionam assim: incentivam seus funcionários a indicar seus conhecidos para trabalhar na empresa. Se essa pessoa for aceita como funcionário, a pessoa que o indicou pode receber incentivos.
Se você estiver procurando por cartas de referência de referência, procure sites como letterrep.com.