Se você ainda está na faculdade, é provável que não tenha tido a oportunidade de conseguir muitos empregos impressionantes entre estudar tarde da noite e socializar tarde da noite. Portanto, se você está elaborando um currículo para um empregador em potencial, pode se perguntar como é possível criar algo que o fará ser contratado para aquele cobiçado estágio ou até mesmo para um emprego de meio período em sua loja de música favorita. O segredo é enfatizar seus pontos fortes e incluir itens que aproveitem ao máximo sua formação, educação, experiência de trabalho e interesses. As dicas a seguir o ajudarão a criar um currículo de aluno que o fará se destacar na multidão.
Passo 1
Coloque sua educação em primeiro plano. Supondo que sua experiência de trabalho seja bastante limitada (dois verões como garçonete não se qualificam como experiência de trabalho extensa - a menos que você esteja se candidatando para ser garçonete), você precisa colocar a seção de educação de seu currículo no topo. Se você tiver um ótimo GPA geral, certifique-se de que está em letras grandes e em negrito. Se o seu GPA principal for muito superior, inclua esse número. Sem muita experiência no mundo real, os chefes em potencial precisam avaliar o quão bem você se aplicou aos estudos para tentar prever o quão bem você se aplicaria à posição deles.
Passo 2
Mostre honras e prêmios. Isso pode não importar 10 anos depois, quando sua carreira estiver em pleno andamento, mas agora eles podem ter algum tipo de influência, como um GPA estelar. Se você recebeu quaisquer prêmios ou homenagens (Lista do Reitor, Prêmio de Jornalismo do Sophomore, Estudante de Francês do Ano, etc.), certifique-se de compilar essa lista na seção "Honras".
Etapa 3
Destaque a experiência adquirida nas aulas. Digamos que você queira estagiar em uma editora. Liste as turmas que o prepararam para esta oportunidade e as habilidades que você adquiriu por meio de excelentes trabalhos em classe. Se você fez um curso de relações públicas e aprendeu a escrever comunicados de imprensa matadores, coloque esse fato em seu currículo. Se um curso de Redação Profissional ensinou como redigircartas deaceitação e rejeiçãoprofissional (para todos os manuscritos da editora), liste essa proficiência.
Passo 4
Inclua seus empregos de meio período. Trabalhar 15 horas por semana em sua cafeteria local não é normalmente uma escada para um trabalho de contabilidade, mas você pode colocar uma visão positiva da experiência que pode não parecer relevante. Pense em quais eram suas responsabilidades e liste-as, em vez de uma descrição de trabalho fria e difícil. Por exemplo, você ajudou a treinar um colega barista? Você ficou encarregado de somar as receitas das vendas do dia? Você desenvolveu um novo cardápio que destacou melhor os produtos do café? Essas responsabilidades incluem elementos de RH, contabilidade e marketing. Pense de forma criativa, mas certifique-se de que tudo pode ser verificado por seu empregador anterior.
Etapa 5
Classifique seus hobbies e trabalho voluntário. Espero que você já esteja envolvido com pelo menos algum trabalho voluntário. Quer isso signifique conduzir uma arrecadação de fundos para sua fraternidade ou irmandade ou encontrar tempo para dar aulas particulares às crianças em sua matéria favorita. Seja qual for a sua experiência, transforme-a em algo que os empregadores em potencial possam usar. Se você coordenou uma venda de bolos para sua irmandade, traduza seus resultados em números que demonstrem uma habilidade relacionada ao trabalho. Por exemplo: "Sob minha liderança, esse empreendimento aumentou os lucros em 50% em relação ao total do ano passado." E se você ainda não dedicou tempo ao trabalho voluntário, certifique-se de colocá-lo no topo da sua lista de tarefas em breve!
Enfatize suas habilidades. Isso inclui habilidades "duras" e "suaves". No momento em que chega à faculdade, a maioria dos alunos tem um conhecimento profundo de uma variedade de hardware e software de computador, o que é extremamente importante em qualquer local de trabalho hoje. Descreva sua familiaridade com aplicações técnicas - especialmente aquelas que se relacionam diretamente ao trabalho para o qual você está se candidatando. Tão importantes hoje são as habilidades "suaves", como habilidades interpessoais, habilidades de resolução de conflitos e habilidades de trabalho em equipe. Você pode listá-los sozinho, mas é mais eficaz incluir uma conta de uma linha também. No trabalho em equipe, você pode dizer: "Trabalhei com eficácia como parte de uma equipe de quatro membros para escrever uma proposta para trazer um programa de futebol para o campus."
Etapa 7
Certifique-se de que os empregadores podem entrar em contato com você. Se você tem um endereço temporário no campus, bem como um endereço permanente, adicione os dois no topo do seu currículo, junto com os dois números de telefone, seu número de celular e seu endereço de e-mail. Você deseja que os empregadores em potencial possam entrar em contato com você, quer você esteja em casa no fim de semana ou no campus.