Um sindicato é uma organização de trabalhadores em uma empresa, que se esforça para proteger os interesses dos funcionários e fornece proteção contra qualquer forma de discriminação no emprego e práticas e tratamento desleal. O National Labor Relations (NLRB) é o principal braço do governo que facilita a sindicalização de um local de trabalho. Formar um sindicato é um processo minucioso, então aqui está um guia passo a passo que pode ajudá-lo.
Descubra se o seu setor ou linha de trabalho é um candidato potencial à sindicalização. Existem certas linhas de trabalho ou ofícios que o NLRB reconhece para a sindicalização, e há outras que não são cobertas pela referida agência. Portanto, antes de estabelecer e formar um sindicato, primeiro entre em contato com o NLRB e veja se o seu setor pode ser sindicalizado.
Certifique-se de que seus colegas de trabalho concordam com a ideia de formar um sindicato. A demonstração de interesse de seus colegas de trabalho em formar um sindicato em seu local de trabalho é muito importante. Portanto, converse com todos os segmentos de funcionários e descubra se formar um sindicato é agradável para eles. Pelo menos 30% dos funcionários devem assinar os Cartões de Autorização, também conhecidos como Cartões A, para significar esse interesse. Esses cartões devem ser enviados ao NLRB para avaliação e revisão. O NLRB terá que validar se os nomes nos cartões de autorização são de fato funcionários da empresa.
Campanha pelo sindicato. Perceba que a administração irá de alguma forma desencorajar os funcionários a concordarem em formar um sindicato. Sua tarefa aqui agora é fazer campanha e promover ativamente o sindicato. Em detalhes, informe os empregados sobre as vantagens de ter um sindicato, informe-os sobre seus direitos legais de ter sindicato e prove que o sindicato vai trabalhar para seus interesses.
Prepare-se para a eleição. Após a avaliação e revisão, o NLRB agendará uma eleição em seu local de trabalho para descobrir o percentual de funcionários que são a favor da sindicalização. Esta eleição visa obter pelo menos 50% dos votos. O NLRB facilitará a eleição e contará os votos logo após o fechamento das urnas.
Obtenha uma certificação NLRB. Se o resultado dos votos concordar com a formação de um sindicato, o NLRB garantirá a você uma certificação, tornando seu sindicato oficial. Nesse momento, os dirigentes sindicais, que deveriam ter sido eleitos após a conclusão do processo de sindicalização, devem assumir seus cargos como representantes dos empregados.
Faça um contrato com os empregadores. Depois que o sindicato é declarado oficial, seus empregadores são obrigados a firmar um contrato com seu sindicato, que deve expressar o reconhecimento do sindicato pelos empregadores e detalhar todos os aspectos de seu emprego. O contrato também estabelece que a opinião e os insumos do sindicato devem ser buscados sempre que for tomada uma decisão importante, que possa afetar os empregados de uma forma ou de outra.
No caso de o processo ficar um pouco complicado, envolvendo questões críticas sobre as quais os funcionários e empregadores podem discordar, considere obter a ajuda de um advogado trabalhista. Você também pode entrar em contato com organizações de proteção ao trabalho.