O flerte é uma parte normal das interações sociais. Quando feito de maneira apropriada e apropriada, pode ser uma experiência muito lisonjeira, especialmente se você for o objeto do flerte e gostar da pessoa que está flertando. No entanto, o flerte no local de trabalho pode ser arriscado. O flerte pode iniciar um relacionamento mais íntimo entre você e a outra pessoa. Não há nada de errado em formar relacionamentos íntimos, embora ter ligações íntimas com um colega de trabalho seja comumente desaprovado porque pode afetar o desempenho no trabalho - principalmente quando o relacionamento dá errado. O flerte no local de trabalho, especialmente quando feito de forma persistente, descarada ou excessiva, pode resultar em assédio sexual. Este artigo não dirá que você deve usar um cinto de castidade e ser uma puritana no local de trabalho. O flerte é divertido, mas mantenha-o sob controle - ou, pelo menos, aprenda a jogar o jogo. Neste artigo, você aprenderá algumas dicas sobre como lidar com um colega de trabalho cujo flerte o deixa desconfortável.
Decida se o flerte vale a pena ser elogiado. Especialmente quando você gosta da outra pessoa ou se sente atraído por ela, o comportamento de flerte pode deixá-lo lisonjeado. Ainda assim, pare um pouco e pergunte a si mesmo: "Se eu entrar no jogo, isso me levará a algum lugar que eu quero estar? Ou isso me desviará de meus objetivos?" Errar no lado da cautela, mesmo se você for do tipo aventureiro ou brincalhão.
Deixa para lá. Na primeira vez que um colega de trabalho passar por você, corar se precisar - e então solte imediatamente. Por mais que você se importe, o passe de flerte pode ser apenas uma coisa única ou uma expressão genuína do gosto sério da outra pessoa por você. Porém, tenha cuidado com sua própria resposta, pois isso pode fazer a outra pessoa pensar que você também está interessado e pode encontrar em sua risada uma fonte de incentivo para persegui-lo. Tente conter seus sentimentos lisonjeados.
Ignore os gestos de flerte que se sucedem. Sem ser rude ou indiferente, você pode ignorar com segurança os próximos comentários ou aberturas de flerte do colega de trabalho persistente. A menos que seu colega de trabalho seja um flerte natural, ignorar o flerte transmitirá sua falta de interesse pela outra pessoa. Felizmente, a outra pessoa será sensível o suficiente para ler a mensagem e recuar.
Se o colega de trabalho persistir, use táticas menos sutis. Tente usar o humor para amenizar seu desconforto. Um leve toque de humor resolve na maioria dos casos. Em casos extremos, você pode tentar zombaria ou constrangimento disfarçado no humor. O constrangimento deve ser suficiente para impedir o colega de trabalho coquete de persistir.
Nunca minta sobre seu desconforto. Não invente histórias sobre um namorado ou namorada ciumento. Em vez disso, leve o pobre perdedor de lado e confronte-o. Diga à pessoa que você não gosta de seus gestos de flerte em relação a você. Seja firme, mas não rude. Fale com o flerte pessoalmente - não por telefone ou por e-mail.
Recorra a medidas mais drásticas se o confronto não fizer a outra pessoa parar. Desta vez, leve o assunto a um superior. Mas, antes de fazer isso, deixe a outra pessoa saber. Freqüentemente, o mero pensamento de ser denunciado a uma autoridade superior pode ser um impedimento. O assédio sexual no local de trabalho pode ser motivo de demissão de um funcionário. Você também pode consultar a possibilidade de transferir o seu ou o de outra pessoa para outro departamento.
O flerte é difícil de eliminar no local de trabalho, mas se você souber como lidar com isso, poderá acompanhar seu trabalho e seu desempenho.