Como lidar com um subordinado rude, arrogante e mesquinho
Andres Luis Fonseca Jr.
• 3 min de leitura
Como chefe ou gerente em uma empresa ou empresa, suas tarefas incluem não apenas supervisionar a produtividade e o excelente desempenho profissional na empresa, mas também garantir que seus subordinados tenham boas relações de trabalho entre si e com os clientes. De vez em quando, entretanto, você pode se encontrar com um subordinado rude. Veja como você pode lidar com essa situação.
Obtenha alguma prova. Em primeiro lugar, você precisa conhecer as leis pertinentes em sua área. Uma das leis básicas quando se trata de emprego é que geralmente você só deve demitir trabalhadores se eles atenderem aos critérios de conduta inadequada ou inaceitável no escritório ou se tiverem cometido a mesma ofensa repetidamente. Normalmente, a primeira ofensa só merece uma reprimenda. Para ter certeza de não parecer um chefe feliz e de ser justo, você deve documentar todos os casos de arrogância, maldade e grosseria do funcionário. Você pode obter esses documentos de outros colegas de trabalho que foram ofendidos por ele ou de clientes que forneceram feedback negativo.
Determine o problema. Depois de ter um conjunto considerável de fatos sobre a situação, você deve tentar analisar o problema. Às vezes, há razões pelas quais um subordinado é arrogante ou mesquinho. Às vezes, um funcionário pode apenas parecer arrogante porque seus colegas de trabalho o atacaram e criaram uma imagem para você de que o subordinado é mau, quando na realidade os outros estão apenas com ciúmes ou pouco à vontade com ele. Obviamente, isso não é motivo para demitir ou disciplinar o funcionário. Por outro lado, um subordinado que mostra desrespeito e rude com os clientes é claramente alguém que exibe um comportamento inaceitável.
Manual da empresa. Consulte o manual da empresa sobre o comportamento e conduta dos funcionários. A maioria das grandes empresas e escritórios têm um e, se você não tiver um em seu escritório, deve solicitar ao departamento de Recursos Humanos que faça uma minuta, sujeita à aprovação dos membros do conselho e do comitê principal. Use as definições de conduta inaceitável e mau comportamento no manual do funcionário para determinar quais tipos de sanções o funcionário que errou merece. Usar o manual da empresa também é uma ótima maneira de garantir que você aplique uma punição justa e que não seja muito subjetivo ao lidar com o funcionário que errou.
Obtenha ajuda. Se, após a primeira infração e o primeiro aviso, o funcionário que errou continuar a agir de maneira rude e arrogante, você deve considerar a transferência do problema para o departamento de recursos humanos. Este departamento é especializado em lidar com funcionários problemáticos. Eles podem fornecer aconselhamento e orientação ao funcionário, para facilitar a mudança de comportamento do funcionário e a integração com seus clientes e colegas de trabalho. Às vezes, o departamento de RH pode até descobrir problemas subjacentes, como transtorno maníaco-depressivo, que pode ser a causa do comportamento indesejado do funcionário.
Lidar com um funcionário rude e mau e ao mesmo tempo ser objetivo e simples pode ser difícil para quase qualquer gerente. Essas etapas, no entanto, devem ajudá-lo a fazer isso.