Como ganhar uma quantidade saudável de peso durante a gravidez?
Joana Montenegro Matos
• 6 min de leitura
Com um pouco de esforço, uma boa saúde é fácil
A gravidez é uma das coisas mais incríveis que uma mulher fará em toda a sua vida; também é um dos mais assustadores. Além do trabalho de parto e complicações na gravidez, nossa maior preocupação costuma ser a quantidade de peso que podemos ganhar durante a gravidez. Embora certamente não seja um momento para perder peso ou começar uma rotina de exercícios vigorosos, também não é o momento para o abandono temerário. A quantidade real de peso que você deve ganhar é muito individualizada e deve ser discutida com seu médico. O valor varia de acordo com sua condição pré-gravidez. Se você está acima do peso para começar, a quantidade será menor do que se você estiver abaixo do peso (obviamente). Converse com seu médico ou parteira para determinar qual é o melhor objetivo para você. Dito isso, existem algumas diretrizes básicas que você pode seguir para garantir que está no caminho certo.
Converse com seu médico e / ou parteira sobre uma rotina de exercícios. Deixe-o saber de suas preocupações e pergunte o que eles recomendam como um bom plano de condicionamento físico. Deve ser baseado em seus níveis de atividade atuais e quaisquer condições médicas específicas que você possa ter. De modo geral, caminhar e / ou nadar são atividades muito seguras durante a gravidez e geralmente podem ser feitas com segurança por 30 minutos, três a cinco vezes por semana. Se você está em um nível mais alto de condicionamento físico, pode ser capaz de fazer mais do que isso com segurança. Também é muito importante descansar quando se sentir cansado e sempre ouvir o seu corpo. Pare imediatamente se sentir algo estranho ou se sentir dor em qualquer parte do corpo.
Crie um diário alimentar. Existem dois benefícios principais nisso. Primeiro, mantém você honesto sobre o que está realmente comendo. Você pode pensar que não come nada ruim, mas ao ver o que realmente come e quanto, pode se surpreender. Em segundo lugar, faz você pensar duas vezes sobre o que está comendo. Na verdade, às vezes saber que você tem que anotar que você comeu metade de uma torta vai atrasar você de comer a outra metade. Obviamente, isso só vai funcionar se você relatar com precisão o que está comendo e quanto. Escrever apenas o que você gostaria de pensar que come em vez da verdade não faz mais bem do que ter um caderno vazio.
Faça um plano de menu e use-o para fazer compras. Isto é muito importante. Certifique-se de planejar várias pequenas refeições todos os dias e alguns lanches saudáveis. Não tenha medo de usar alimentos convenientes, como verduras pré-lavadas e ensacadas para salada e legumes cortados congelados. Você não precisa dificultar sua vida para comer bem. Tente comer 45-60 gramas de proteína magra diariamente. Preencha o resto de suas refeições com vegetais frescos e amidos integrais, como arroz integral, macarrão de trigo integral e alimentos ricos em fibras. Lanches saudáveis para manter por perto são nozes (se você não tiver alergia), frutas frescas, queijo cottage, queijos duros (pasteurizados), frutas secas como cranberries ou passas, barras de granola, barras de proteína e lanches de frutas reais. Você também deve manter alguns destes disponíveis em sua bolsa ou mochila para quando a vontade de lanchar bater fora de casa.
Bebe muita água. Você pode ter ouvido isso antes, e por um bom motivo; é saudável! Na verdade, você também deve fazer isso quando não estiver grávida. A água limpa ajuda seu corpo a eliminar as toxinas e a gordura extra. Também é essencial para o funcionamento adequado dos rins. A água é extremamente importante durante a gravidez, pois seus rins estão trabalhando duas vezes mais. Você deve tentar beber pelo menos oito copos de água de 240 ml por dia, além de outras bebidas que você escolher beber. Somente água é água, e nada mais deve ser contado para esse total a cada dia.
Permita-se algumas guloseimas. Se você planeja se permitir as guloseimas que deseja, estará eliminando os sentimentos de culpa e reduzindo sua tendência de se engolir totalmente no lixo. Certifique-se de estar anotando honestamente em seu diário alimentar quando fizer isso, para manter-se sob controle. Desta forma, você está realmente gostando do seu mimo!
Não exagere. Muito de qualquer coisa pode ser ruim, incluindo exercícios e dieta alimentar. Você não deve ficar obcecado com nada disso. Descanse quando estiver cansado e desfrute de seu corpo em lindas mudanças. Você deve estar mais ocupado com os preparativos para a chegada iminente do que quantas vezes você se exercitou nesta semana. Tente apreciar este momento em sua vida; você sentirá falta disso mais do que pensa.
Conte com a ajuda de sua família e amigos. Compartilhe seu objetivo e preocupações com todos em sua casa. Diga-lhes o que podem fazer para ajudar - como não levar lixo para casa ou preparar uma refeição saudável. Você ficará surpreso com o quanto as pessoas estão dispostas a ajudar quando sabem o que podem fazer. Aqueles que o amam vão querer ajudar a fazer o que é melhor para a sua saúde e para a sua saúde, por isso não tenha medo de perguntar. Talvez o que você precise seja de alguém com quem caminhar alguns dias por semana, ou alguém para ajudá-lo a carregar produtos frescos para casa. Se você não perguntar, eles não saberão que você precisa de ajuda, então converse com eles desde o início.
Além dessas dicas básicas, existem muitos recursos que já estão disponíveis para você. Seu médico e / ou parteira ou departamento de saúde local devem ter uma lista de coisas que você pode fazer localmente durante cada fase de sua gravidez. Como sempre, sua biblioteca é um bom lugar para começar, já que costuma ter muitos vídeos, DVDs e livros. Online você pode encontrar grupos de outras mulheres que estão na mesma posição que você, ou você pode verificar sites como http://mothering.com/ ou http://fitpregnancy.com/ por exemplo. Já existem materiais disponíveis se você quiser encontrá-los. Você só precisa fazer um pouco de esforço e conseguir ganhar uma quantidade saudável de peso durante a gravidez sem se preocupar.