Como prevenir a discriminação no local de trabalho?
Tatiana Victória Fonseca de Co
• 3 min de leitura
A discriminação é tendenciosa contra alguém com base na altura, cor do cabelo, sexo, raça e assim por diante. Para ser considerado um bom negócio, um local de trabalho deve ser livre de discriminação. A prevenção da discriminação no local de trabalho favorece os funcionários porque melhora seu moral. Antes de trabalhar na sua prevenção, vamos primeiro falar sobre as diferentes formas de discriminação:
Raça, sexo, gravidez - É ilegal para um empregador discriminar um empregado com base nisso. É discriminação se alguém disser que os negros são comedores vorazes, uma mulher não é boa em números e as grávidas não deveriam ser convidadas a fazer hora extra porque ela só dormiria devido ao seu peso. Para evitar um ambiente de trabalho hostil, deve haver um seminário para empregadores e funcionários, de modo que tais tópicos sejam evitados durante as conversas.
Origem tribal, religião, deficiência - são características protegidas que os funcionários ou um grupo de funcionários devem estar sofrendo por causa de alguns tratamentos intimidantes de colegas de trabalho. Leis estaduais e federais são emitidas para proteger funcionários e empregadores de atos discriminatórios.
Idade, casamento, peso - muitas leis estaduais também proíbem o preconceito com base na idade. Embora algumas dessas leis espelhem essencialmente a lei federal e protejam apenas pessoas com mais de 40 anos, outras leis são mais amplas e protegem trabalhadores de todas as idades. A discriminação pode ser evitada no local de trabalho se os próprios funcionários estiverem cientes de uma determinada lei. A lei federal sobre Discriminação de Idade no Trabalho (ADEA) proíbe os proprietários de empresas de favorecer candidatos com 40 anos de idade contra um candidato de 50 anos.
Conduzir assédio e assédio sexual - O assédio ocorre quando um trabalhador ou grupo de trabalhadores deve suportar um ambiente de trabalho que é antagônico, desagradável ou ameaçador para eles porque tem uma característica de blindagem. É um assédio por conduta se a pessoa recebe nomes, é ridicularizada, abordada em uma piada humilhante ou é implícita e explicitamente ameaçada. O assédio sexual é qualquer abordagem sexual indesejada do sexo oposto.
A discriminação deve ser evitada, especialmente no local de trabalho, a fim de se ter relacionamentos harmoniosos no trabalho. Existem diferentes leis que evitam a discriminação e todos os funcionários e empregadores no local de trabalho devem estudar essas leis.
Prevenção de assédio sexual no local de trabalho
A Lei de Igualdade Salarial nas Leis Federais Antidiscriminação
Prevenção de reivindicações de retaliação por funcionários
Título VII da Lei dos Direitos Civis nas Leis Federais Antidiscriminação
Lei de Reforma e Controle da Imigração
Comissão de Oportunidades Iguais de Emprego
Processo devido aplicado
As leis e atos acima devem ser estudados por funcionários e empregadores para que haja práticas justas no local de trabalho. As leis não favorecem nem os empregadores nem os empregados. Quer seja uma lei estadual, federal ou local, os infratores devem ser investigados e aplicado o devido processo. Para descobrir quais leis você deve obedecer, você precisa verificar três conjuntos de leis: regulamentos federais, os decretos do estado em que você administra seus negócios e as diretivas da cidade e região (chamadas de leis locais) em que você operar sua empresa.