Para organizações sem fins lucrativos, as atividades às vezes são realizadas por voluntários que prestam um serviço pelo qual geralmente não recebem nenhuma compensação monetária. Se a causa apoiada pela organização sem fins lucrativos é algo pelo qual os voluntários podem ser apaixonados, então esta é uma compensação suficiente, já que a maioria dos voluntários fica feliz em trabalhar por experiência. As fundações e organizações sem fins lucrativos que visam ajudar determinados grupos de interesse como pacientes com câncer, crianças sem-teto e esposas maltratadas sempre têm voluntários, pois as situações que causam danos às pessoas envolvidas também estão presentes na vida de muitas pessoas. Pessoas que sentiram que foram ajudadas por outras pessoas antes em seu momento de necessidade, muitas vezes buscam uma chance de retribuir depois de superar seus desafios e dias mais sombrios.
Efeitos palpáveis reais
A maioria das pessoas realmente se preocupa com essas causas. Por exemplo, devido ao aumento da cobertura da mídia, recursos de canais como Discovery e National Geographic e os efeitos reais palpáveis da mudança climática, as pessoas estão muito interessadas em fazer algo pelo meio ambiente. Muitas pessoas estão se juntando para garantir que suas atividades não estejam prejudicando a Terra ou qualquer um dos animais que a habitam.
Mas as causas são meras causas. A única maneira de conseguir voluntários é fazer com que as pessoas saibam que sua organização sem fins lucrativos realmente existe! Um bom exemplo disso é tornar sua presença extremamente comum em locais públicos, como shoppings, estações de trem e outros locais onde as pessoas costumam convergir. O grupo ambientalista Green Peace tem sido muito eficaz no emprego dessa estratégia. Pagando quiosques em shoppings, colocando pôsteres em parques e fazendo manobras de publicidade na mídia cuidadosamente planejadas, sua organização penetrou na consciência de muitas pessoas a ponto de elas quase fazerem parte da cultura pop. Esse fenômeno abriu o caminho para que milhões de pessoas que andam em shoppings ou parques se inscrevam no Green Peace. Embora nem todos tenham permanecido tão comprometidos com a causa como estavam no início, os grandes números com os quais eles devem começar aumentam estatisticamente suas chances de conseguir pessoas de quem uma organização pode depender no longo prazo.
No entanto, para organizações de pequena escala, o equivalente à estratégia da Paz Verde é permanecer relevante e visível na comunidade. Isso torna o fundamento e a causa facilmente acessíveis. Por exemplo, se uma fundação administra um serviço para uma casa de saúde local, o grupo pode realizar uma pequena atividade social em que aqueles com uma fraqueza semelhante por idosos e doentes terão a chance de interagir com os ocupantes de uma casa de saúde local.
O voluntariado é um espírito que a maioria das pessoas tem em teoria, mas apenas algumas colocam em ação devido às limitações de tempo e determinação. Ao normalizar a ideia de se inscrever e dedicar algumas horas do seu tempo a uma causa pela qual você realmente se preocupa, você aumenta as chances de sucesso em termos de garantir que manterá a força voluntária de sua organização.