Muitas vezes, as pessoas ficam presas ou preocupadas com seu futuro no mercado de trabalho. A procura de emprego pode se arrastar por algumas semanas ou se estender por meses. Isso pode ser especialmente verdadeiro se você estiver estabelecendo metas irrealistas ao procurar um novo emprego. Uma prática comum dos funcionários hoje em dia é se candidatar a um emprego mantendo o atual. Embora isso seja prático e benéfico, lembre-se de que isso apenas dobra o estresse que você normalmente passaria, tendo que conciliar horas entre a pesquisa e sua colocação atual.
Perspectivas esperançosas caem
Ainda assim, uma abordagem realista para a sua procura de emprego irá mantê-lo equilibrado quando as primeiras perspectivas promissoras caírem e mantê-lo entusiasmado até que apareça a posição certa.
Confie no teu taco. A pessoa ao seu lado pode não demorar muito para conseguir um emprego. Isso normalmente acontece porque essa pessoa está se candidatando ao tipo certo de emprego para o conjunto de habilidades que possui. Atenha-se ao que você sabe e no que é bom. Isso diminuirá a chance de que os empregadores ignorem você.
Mantenha a mente aberta. Lembre-se de que mesmo o trabalho mais servil pode demorar um pouco para chegar ao seu colo. Contratar não é simplesmente pegar um pedaço de papel e fazer com que essa pessoa trabalhe para você. É um processo que envolve muita papelada internamente e fatores que são determinados pela empresa, pelo cargo especificamente e pela situação econômica do empregador. Adicione a isso o fato de que você não é o único competindo por essa posição.
Prepare-se para a seca. A procura de emprego geralmente inclui o desemprego. A melhor maneira de combater isso é economizar antes de começar a caçada ao próximo pão com manteiga.
De quanto eu preciso? Outro fator que retarda o processo é a supervalorização de suas qualificações para um trabalho específico. Ao considerar seu próximo salário, você não quer esperar muito ou se contentar com muito pouco. É aconselhável ser realista quanto a isso. Pergunte a si mesmo de quanto você precisa e qual seria uma compensação justa pelas horas e pelo esforço que vai dedicar ao trabalho.
Prepare-se para o pior. Como sempre, prepare-se para o pior enquanto espera o melhor. Fique feliz se os resultados chegarem mais cedo do que você esperava. Lembre-se de acompanhar as inscrições, mas não exagere. Lembre-se de que você não quer ser lembrado como o cara que ligou para o RH a cada hora, todos os dias.
Esteja esperançoso e confiante. Esta é a melhor maneira de tornar a sua procura de emprego realista. Muitas vezes, as pessoas que se sentem estressadas com a caça são aquelas que se preocupam muito se são qualificadas ou não. Seja confiante. Uma longa espera não se baseia necessariamente em sua falta de habilidades ou em algo que você tenha dito ou feito durante a entrevista. Em vez disso, é provavelmente apenas uma coisa interna que está acontecendo dentro da empresa.
Lembre-se de que, se você tiver as habilidades e o know-how, sempre haverá uma empresa que vai exigir, querer e precisar de você. Embora possa levar algum tempo, seus caminhos acabarão se cruzando.