Entrevistar é uma das experiências mais assustadoras e estressantes que muitos candidatos a emprego irão encontrar. Não há como antecipar todas as perguntas ou situações possíveis em que você pode ser colocado, mas existem alguns passos que você pode seguir para melhorar suas habilidades de entrevista e desenvolver uma apresentação sólida. Lembre-se de que você está ali para se vender e, portanto, precisa preparar uma "apresentação de vendas" de qualidade.
Comece fazendo uma lista escrita de suas habilidades. Todos os bons argumentos de vendas começam com o conhecimento do produto. Já que você é o produto, você precisa fazer um balanço do que tem a oferecer. Fazer uma lista escrita solidifica essas informações em sua cabeça e o prepara para falar com inteligência sobre o que você tem a oferecer.
Liste primeiro os conhecimentos específicos do trabalho que você possui. Que tarefas você pode executar, quais equipamentos você pode operar, quais licenças / treinamento / educação você possui?
A seguir, relacione as habilidades transferíveis que você possui. São coisas como habilidades organizacionais, habilidades de liderança ou habilidades de gerenciamento de tempo.
A próxima etapa para melhorar suas habilidades de entrevista requer que você faça sua pesquisa. Saiba o que a empresa é, faz e precisa da pessoa que está procurando contratar. Você ficará mais confiante e poderá responder a perguntas de maneira mais eficaz se tiver essas informações em mãos. Usando a analogia de vendas, isso significa conhecer seu cliente. Você pode obter essas informações no site da empresa, na biblioteca ou até mesmo conversando com alguém que trabalha para a empresa.
Outra parte do aprimoramento de suas habilidades requer que você tenha algum conhecimento dos tipos de perguntas que podem ser feitas. Existem perguntas padrão que quase sempre são feitas nas entrevistas. Embora numerosas demais para listar aqui, você pode encontrar listas de perguntas "típicas" de entrevistas em muitos livros, periódicos e sites da Internet criados para quem procura emprego. No entanto, aqui estão duas das maiores questões de obstáculo para alguns entrevistados:
"Porque devemos contratá-lo?" Não dê respostas vagas a respeito do seu "trabalho árduo", da sua "pontualidade" ou da sua "dedicação". Embora essas características sejam admiráveis, elas são quase óbvias. O que o diferencia? Esteja preparado para falar sobre realizações específicas e mensuráveis, como melhorar as vendas em 23% ou desenvolver um plano de segurança que reduziu os ferimentos relatados em 17%.
"Quais são seus pontos fracos?" Vamos enfrentá-lo, todos nós os temos. E o empregador sabe disso. Embora respostas como "Sou um perfeccionista" ou "Sou um workaholic" sejam frequentemente dadas a essa pergunta, os entrevistadores ouvem essas respostas o tempo todo. Uma abordagem melhor é encontrar uma fraqueza real que você tem trabalhado para melhorar, como "Os computadores têm sido o meu desafio, mas tenho feito aulas para adquirir as habilidades necessárias." Isso mostra o auto-reconhecimento de sua fraqueza e seu desejo de remediá-la.
Pratique, pratique, pratique. Depois de saber quais são suas habilidades, o que a empresa está procurando e o que pode ser solicitado, você precisa ensaiar. Assim como um atleta, você só pode melhorar fazendo. Você pode encontrar aulas no escritório de empregos local ou no centro de colocação de faculdade, ou pode praticar com um amigo. Se possível, faça uma gravação em vídeo de sua "entrevista simulada" para saber onde você pode melhorar.
Lembre-se de que você está sentado diante de outro ser humano. Acalme-se e tente ter uma conversa como faria com alguém que conheceu em uma festa ou no trem. Se você puder transformar sua entrevista em uma conversa, talvez consiga fazer um amigo. O ponto principal é o seguinte: sendo tudo o mais relativamente igual entre os candidatos, o empregador escolherá a pessoa de quem ela gosta - a pessoa com quem ela se sentiu "ligada".
Dicas rápidas:
Grave sua entrevista prática com uma câmera de vídeo para identificar as áreas que precisam de melhorias.
Entreviste alguém que trabalha na empresa em que você gostaria de trabalhar para saber mais sobre o clima e a cultura da empresa.