Cada escola deve ter seu próprio plano de segurança abrangente e personalizado para garantir que os mais altos níveis de segurança da escola e do aluno sejam implementados. Também vale a pena planejar com antecedência para que, quando ocorrer uma emergência, todos saibam exatamente o que fazer. Portanto, se você está preparando um plano de segurança escolar, aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo:
Reveja as diretrizes do seu distrito escolar. Adquira uma cópia dos regulamentos e diretrizes de segurança da escola que o distrito escolar emite. Estas diretrizes irão informá-lo sobre os fatores de segurança que devem ser levados em consideração, por lei. Eles também servirão para ajudá-lo a construir o plano de segurança necessário para sua escola em particular e para ajudá-lo a garantir que todos os meios possíveis de garantir a segurança do aluno sejam cobertos.
Aprenda as diferentes áreas de segurança a serem cobertas. Os planos de segurança escolar não se referem apenas às ações a serem realizadas durante acidentes e emergências escolares. Eles também devem abranger outros aspectos, como política de disciplina (cobrindo evasão, recompensas por bom comportamento, suspensão e expulsão), segurança escolar, drogas e violência (incluindo prevenção de bullying), políticas para visitantes do campus, transporte escolar (cobrindo carros particulares e ônibus escolares) e diretrizes de recesso. Geralmente, o plano de segurança de sua escola deve abranger a redução / prevenção de riscos e a resposta a emergências. Vale a pena formar um comitê de segurança (composto por professores e funcionários da escola com anos de experiência trabalhando na escola). Juntos, vocês podem pensar em todos os cenários de segurança possíveis que precisariam planejar, com base na análise de risco e em incidentes escolares anteriores.
Faça a identificação do perigo. Uma das coisas mais importantes em que seu plano de segurança escolar deve se basear é o ambiente físico da escola. Com o comitê de segurança da escola, avalie os prédios da escola, entradas, saídas, corredores e todas as salas (incluindo depósitos) para verificar os riscos à segurança. Caminhe por toda a escola, especialmente durante os dias normais de aula, e observe atentamente os potenciais locais de acidentes escolares. Além disso, é importante estar ciente dos riscos de segurança atuais que podem representar uma ameaça para sua escola; um exemplo relevante é a possibilidade de um surto de gripe acontecer na sua escola - quais procedimentos devem ser realizados quando isso acontecer? Baseie seus planos nas diretrizes federais existentes e também planos de ação de outras escolas.
Divulgue a informação. Depois de preparar um plano abrangente de segurança escolar, certifique-se de que todo o pessoal da escola e o corpo discente estejam cientes disso. Realize exercícios de segurança regulares (esses exercícios devem ser desenvolvidos com a colaboração de profissionais, por exemplo, oficiais de preparação do condado e um agente de resposta a emergências). Divulgar informações por meio de pôsteres e palestras especiais; treinar todos os membros do corpo docente e oficiais de segurança da escola sobre como conduzir os procedimentos de emergência.
Aproveite os recursos disponíveis. Existem várias fontes online que fornecem modelos de planos de segurança escolar. São muito convenientes de usar. Basta editá-lo para personalizá-lo de acordo com as especificidades da sua escola. Também existem sites que mostram listas de verificação dos fatores de segurança da escola que você precisa levar em consideração, junto com um exame de avaliação que o ajudaria a determinar se o seu plano de segurança da escola é adequado.
Obtenha ideias de outras escolas. É uma boa ideia estudar os planos de segurança de outras escolas do seu distrito para obter o conhecimento básico de como prepará-los. Algumas agências governamentais também oferecem bolsas e treinamento gratuito sobre o assunto.
O planejamento e a preparação são sempre vitais para limitar os danos que um perigo potencial pode criar. Isso é especialmente verdadeiro para as escolas, onde há muitos riscos possíveis e muitos jovens que precisam ser orientados sobre o que fazer quando um desses riscos se tornar realidade. A chave é ter certeza de que o plano de segurança da sua escola é realista e eficaz. Esperamos que as dicas acima ajudem você! Boa sorte!