Você já está trabalhando há algum tempo e acha que deveria ganhar mais dinheiro. A ideia de pedir um aumento pode ser um pouco estressante para qualquer pessoa, mas se você se preparar com antecedência, terá uma melhor chance de sucesso quando pedir esse aumento.
Faça sua lição de casa. Descubra qual é a faixa salarial normal para o seu cargo e tente trabalhar para chegar ao valor máximo. Lembre-se de que os salários para empregos semelhantes podem variar drasticamente em diferentes áreas, portanto, certifique-se de buscar os números para a sua região. Existem vários sites que permitem pesquisar tabelas salariais típicas de carreiras variadas; veja a barra lateral para links para alguns.
Tempo é tudo. Não entre no escritório do chefe em busca de mais dinheiro logo após a empresa anunciar seu menor lucro em anos! Além disso, certifique-se de agendar uma reunião com seu chefe. Entrar no escritório dele não vai ajudá-lo a começar a conversa com o pé direito.
Isso é negócio. Lembre-se de que cabe a você destacar por que ganhou e merece o aumento. Não é preocupação do seu empregador que você tenha contas a pagar (todo mundo tem!), Portanto, suas finanças pessoais nunca devem ser parte da discussão.
Esteja preparado. Esteja pronto para mostrar que você tem sido um ativo valioso para a empresa. Números de vendas, produtividade aprimorada, ótimas classificações de atendimento ao cliente e avaliações elogiosas - tudo isso o ajudará a defender seu caso. Venha para a mesa de negociações com uma documentação sólida de suas realizações.
Mire alto. Peça mais dinheiro do que você espera receber. Todo mundo gosta de ter a "palavra final" - aproxime-se de seu empregador com uma figura um pouco mais do que você está disposto a aceitar, para permitir que ela seja a pessoa que realmente escolhe uma quantia agradável. Ao usar esta técnica, ambos podem sair da reunião sentindo-se vencedores.
Seja realista. Aumentos pequenos e regulares costumam ser mais fáceis de negociar do que um grande salto no salário. Veja o que funciona melhor na sua empresa.
Os benefícios também contam. Cobertura médica, horário flexível e bônus baseados em desempenho podem valer a pena negociar. Se a empresa não puder aumentar seu salário neste momento, veja se há outras concessões que ela estaria disposta a fazer. Talvez você pudesse organizar o trabalho remoto vários dias por semana, economizando dinheiro com gasolina, desgaste do veículo, guarda-roupa e almoços de conveniência.
Mantenha-se bem. Nunca use um ultimato como meio de garantir um aumento, a menos que seja sincero. Se você anunciar que vai desistir, a menos que receba mais dinheiro, e não recebe o aumento, é melhor estar preparado para sair pela porta.
Vá em frente! Às vezes, a única maneira de conseguir um aumento é pedindo. Algumas empresas têm um cronograma de aumento definido ou contratam funcionários em contratos que especificam aumentos salariais. Em outras, a taxa de remuneração dos funcionários é determinada caso a caso. Nessas empresas, você deve se manifestar se espera ganhar mais dinheiro!
Dicas rápidas:
Tente agendar sua reunião de negociação de salários perto do final do dia de trabalho. Nesse momento, seu chefe não terá uma pilha de tarefas pela frente e será mais capaz de dar-lhe toda a atenção.
Se você não conseguir o aumento solicitado, peça sugestões a seu chefe sobre como melhorar suas chances na próxima vez.