Muitas pessoas afirmam que desejam desenvolver habilidades de assertividade. Esse é o primeiro passo. Querer desenvolver as habilidades é uma coisa, mas fazer o trabalho real requer um nível diferente de comprometimento.
O primeiro passo é admitir o problema e decidir que vale a pena ter uma habilidade. Muitas pessoas nunca chegam a esse estágio, portanto, chegar a esse ponto é essencial. Depois de admitir o problema, é essencial identificar os motivos específicos pelos quais você chegou a esse estágio. Freqüentemente, as pessoas confundem sintomas com o problema. Por exemplo, você pode odiar uma palavra que as pessoas o chamam, mas, na verdade, o problema não é o xingamento, mas a falta de respeito que os outros têm que os leva a sentir que xingamentos estão bem. Se as pessoas estão se aproveitando de você, nem sempre são os atos específicos, mas a falta de respeito, que provavelmente o incomodam. Sem entender onde falta assertividade, é difícil corrigir o problema.
Questões subjacentes
Se um comportamento específico continuou por muito tempo, não espere mudar o comportamento sem ajuda. Leia, eduque e aprenda como consertar. A única maneira de mudar comportamentos é substituir novos comportamentos mais saudáveis. Em ordem para fazer isso, você tem que aprender novos comportamentos para uso. Do contrário, você está condenado a continuar repetindo comportamentos antigos e fracassados. Se a leitura não for suficiente, considere a possibilidade de obter ajuda profissional para resolver as questões subjacentes que podem estar impedindo você de aprender melhores comportamentos.
Acredite no direito de ser tratado com respeito. Isso está no cerne das habilidades assertivas. Quando você acredita que merece respeito, é mais provável que você insista nele dos outros. Trate os outros com respeito. É mais provável que as pessoas respeitem quando o recebem.
Oferecendo desafios assertivos
Identifique as pessoas que estão oferecendo desafios assertivos. Liste os comportamentos e tente entender o que está por trás desses comportamentos. A pessoa está mostrando falta de respeito, uma tentativa de intimidação ou raiva? Olhe além do ato para ajudar a decidir sobre as opções para lidar com as ações da pessoa. Decida um plano para enfrentar esses desafios.
Seja firme e respeitoso. Hostilidade só é recebida com hostilidade. A raiva é recebida com raiva. Escolha uma ação que permita moderação e respeito próprio, mas deixe claro que intimidação e humilhação não serão toleradas. Esta não é a primeira vez que esse comportamento ocorre, então há tempo para planejar uma resposta assertiva. É hora de mudar a natureza do diálogo para utilizar a nova linguagem e comportamento aprendido.