Como mudar o comportamento de funcionários com mau desempenho?
Kelly Nicole Sá de Pinho
• 3 min de leitura
Como gerente ou supervisor, é seu dever abordar os funcionários que não estão apresentando um desempenho de acordo com o padrão. Se você deixar um funcionário sem controle, isso enfraquece sua autoridade, cria ressentimento entre os funcionários e envia a mensagem de que o mau comportamento está ok.
Funcionário errante requer habilidade
Lidar com um funcionário errante exige habilidade e profissionalismo. Seu objetivo deve ser melhorar a situação para que o comportamento do funcionário seja modificado e seus objetivos gerais sejam alcançados. Veja como mudar o comportamento de um funcionário com baixo desempenho.
Reúna as informações necessárias. Se você se dirigir a uma pessoa a respeito de seu desempenho, obtenha os documentos para respaldar suas reivindicações. Se ele não estiver atingindo as metas de vendas, por exemplo, obtenha os números dos últimos seis meses a um ano. Compare-o com o total geral para que você possa mostrar o quanto disso ele realmente contribuiu e o quão atrasado ele está.
Resolva a situação. Seja específico sobre o que ele está fazendo de errado. Em vez de dizer "você não está atendendo às expectativas", especifique quais são os problemas específicos. O funcionário foge constantemente? Ele está entregando apenas metade da produção que se espera dele? Seja claro sobre o comportamento que precisa ser mudado e sugira coisas específicas que ele pode fazer para resolver o problema.
Atenha-se ao comportamento. Seja profissional e siga o comportamento da pessoa, não critique a personalidade. Certifique-se de que está lidando com essa pessoa por causa de seu fraco desempenho e não porque você pessoalmente não gosta dela em sua equipe. Mantenha seus sentimentos fora disso. No entanto, você pode discutir como seu comportamento individual está afetando o grupo ou o escritório.
Esteja claro em relação às expectativas. Depois de discutir os detalhes do que ele está fazendo de errado, agora você tem que dizer o que ele precisa fazer para melhorar. Se o seu funcionário está sempre atrasado, você deve dizer que ele precisa estar em sua mesa por volta das 9h todos os dias ou avisar o escritório sobre sua ausência nessa hora. Você também deve ser claro sobre as consequências de suas ações.
Defina uma linha do tempo. Dê ao funcionário uma janela de oportunidade para melhorar antes que ele tenha que lidar com as consequências. Por exemplo, você pode dar a ele três meses para mostrar melhora ou ele será colocado em liberdade condicional ou outra ação disciplinar.
Mantenha-o privado. Discuta a situação com seu funcionário em uma reunião a portas fechadas. Não envergonhe o funcionário mencionando seus números junto com os demais, apenas para ilustrar como ele está se saindo mal. Todos saberão que você está tendo uma reunião de qualquer maneira.
Documente a situação. Você pode registrar que já falou com ele algumas vezes. Anote as datas e duração das reuniões. O pior cenário é se você tiver que demitir o funcionário. Você deve ser capaz de mostrar a documentação de que executou as etapas necessárias para resolver o problema.
Não evite lidar com o problema ou ele pode piorar. Aprenda a lidar com os funcionários problemáticos de maneira profissional e oportuna para garantir que seu escritório funcione de maneira eficiente e produtiva.