O departamento comercial é considerado a força motriz de qualquer empresa. Você pode argumentar que os produtos e serviços de alta qualidade com preços acessíveis venderão sozinhos, mas a verdade é que, sem uma equipe de vendas bem ajustada vendendo os produtos, a receita-alvo que uma empresa deseja nunca será atingida. Sim, o departamento de vendas é provavelmente o componente mais importante de qualquer negócio. E, é por isso que é fundamental que cada pessoa nesse departamento seja devidamente treinada e educada com os meandros do produto que devem vender e as estratégias de como vender o produto de forma eficaz. Lembre-se de que quanto mais vendas, mais receita. E, mais receita sempre significará mais lucro.
Manual de treinamento de vendas abrangente
Um manual de treinamento de vendas abrangente e bem escrito é a chave para manter sua equipe de vendas atualizada. Este manual não apenas fornecerá a eles um amplo conhecimento sobre o produto que irão vender, mas também lhes dará treinamento adequado nas diferentes estratégias de vendas eficazes para ele. Para lhe dar uma ideia mais específica sobre o que um manual de treinamento de vendas deve conter, aqui estão alguns dos elementos nos quais você deve se concentrar.
A introdução. A primeira seção do manual de treinamento de vendas deve enfocar a imersão do indivíduo na cultura de vendas. Comece com seus objetivos primários e secundários com base em suas funções como vendedor ou representante. Continue com um discurso sobre os vários incentivos e bônus que cada vendedor receberá por venda ou sempre que uma meta de vendas específica for atingida. Certifique-se de incluir um processo de vendas claro e definido educar o indivíduo sobre como ele atuará desde a venda até a entrega do produto. Isso incluirá todos os departamentos com os quais ele terá de coordenar, o software que precisará usar e o preenchimento de toda a papelada necessária. Além disso, você desejará incluir algum tipo de página de contato, que exibe as informações de contato e a função de cada indivíduo na empresa.
O produto. O próximo elemento do manual deve ser dedicado ao produto. Esta parte deve conter informações detalhadas sobre o produto, como especificações e descrições. Lembre-se de que um representante de vendas estará mais bem equipado para vender um produto se souber todos os detalhes sobre ele. E, isso deve incluir saber como usar o produto. Nesse caso, você pode fornecer amostras reais do produto para a equipe de vendas como um complemento para aprender mais sobre ele.
As estratégias. Imediatamente após a seção de produtos, você deve ter a seção de estratégia de vendas. Esta seção deve ter um guia de preços detalhado para o produto, completo com descontos na compra em massa, bem como condições de pagamento. Esta é uma das referências mais importantes que a equipa de vendas irá utilizar, por isso certifique-se de que está clara e detalhada. Além do guia de preços, você desejará ter uma minissessão dedicada à venda do produto. Ele deve discutir as diferentes estratégias que podem ser usadas, os argumentos de venda do produto e uma série de situações comuns que um representante de vendas pode encontrar. Divulgue também informações sobre a concorrência para preparar sua equipe de vendas para a batalha. Informe-os sobre os preços, estratégia e argumentos de venda da concorrência. Uma pequena pesquisa de mercado é tudo que você precisa para completar esta parte do manual.
Finalmente, termine o manual com uma lista das políticas e regras da empresa que cada equipe de vendas deve aderir. Este não é um manual do funcionário, portanto, as informações aqui devem ser apenas para a equipe de vendas.