O oficiante de casamento é a pessoa responsável por solenizar os casamentos; geralmente os oficiantes de casamento são padres ou clérigos ordenados de acordo com as regras de suas respectivas denominações religiosas ou funcionários cívicos, como um juiz, tabelião ou juiz de paz, ou ocupam certos cargos em serviços militares e marítimos, como capelão do exército ou o capitão de um navio. Uma das maneiras mais novas de as pessoas se tornarem oficiantes de casamento sem seguir os caminhos acima é serem ordenadas por um ministério online para realizar especificamente cerimônias de casamento. Continue lendo para descobrir como você pode se tornar um oficiante de casamento.
Oficiantes religiosos
Estudar para ser ordenado sacerdote, ministro ou outra designação religiosa semelhante requer um longo período de estudo seguido por uma ordenação tradicional, antes de ser autorizado a realizar casamentos e outras cerimônias religiosas. Os requisitos educacionais incluem um diploma de bacharel, seguido por um mestrado ou doutorado em Divindade. Um requisito de licenciamento adicional é adicionado em alguns estados específicos, antes que um padre possa atuar como oficiante de casamento.
Oficiantes seculares
Os oficiais seculares geralmente ocupam cargos de autoridade civil, como juiz, juiz de paz, tabelião público ou outro oficial designado na prefeitura. As autoridades civis aprovadas para oficiar em casamentos variam de estado para estado
Oficiantes de casamento online
O procedimento para se tornar um oficial de casamento online é bastante simples, mas a permissão legal para a realização de cerimônias de casamento dependerá de leis estaduais individuais. Este procedimento é descrito resumidamente a seguir:
Procure na Internet por ministérios online; alguns dos mais conhecidos são Wedding Ministers.com, Rose Ministries, Universal Life Church Monastery, First Nation Ministry e World Christianship Ministries.
Selecione um e solicite a ordenação como ministro ou apenas como oficiante de casamento, se desejar.
Alguns ministérios seguem denominações religiosas específicas e você precisará cumprir suas regras e cerimônias. Existem, no entanto, muitos ministérios não denominacionais também, onde a religião não é uma pré-condição.
Na maioria dos casos, é necessário fornecer a informação e documentação exigidas juntamente com a taxa prescrita que pode ser bastante elevada, a partir de 450€; alguns ministérios online cobram uma taxa única, enquanto outros podem cobrar de você um depósito inicial + uma taxa mensal.
Uma vez que você tenha completado as formalidades exigidas, um pacote de ordenação é enviado a você, o qual pode consistir dos seguintes documentos: (a) Certificado de Ordenação; (b) Carta de regularidade e recomendação; (c) Cartão de licença com credencial listado; e (d) todas as informações relacionadas a cerimônias de casamento e leis no estado especificado.
Em alguns estados, como na Califórnia, por exemplo, qualquer pessoa leiga pode solicitar permissão para atuar como Vice-Comissário de Casamento por um dia, a fim de conduzir uma cerimônia de casamento para a família ou amigos próximos.
As informações neste artigo devem ser suficientes para você começar a se tornar um oficiante de casamento.