Você sonha em se tornar um escritor? Muitas pessoas fazem isso, mas não têm ideia de onde encontrar empregos para escrever. Há muito trabalho por aí para um autor de palavras ambicioso com talento; você só precisa saber para onde olhar. Aqui estão algumas dicas:
Principiante? Se você está apenas começando, um dos melhores lugares para experimentar é um pequeno jornal comunitário. Os jornais da cidade natal freqüentemente publicam artigos de residentes de sua área de leitura. Se você conseguir convencer o editor a publicar uma ou duas de suas submissões e receber um feedback positivo do leitor, pode estar a caminho de se tornar um regular no jornal.
Seja realista. Muitas publicações preferem trabalhar com escritores publicados, portanto, no início, aceite todos os trabalhos que aparecerem em seu caminho. Trabalhe barato, mesmo de graça, apenas para divulgar seu nome e obter um bom portfólio de clipes publicados. Não se preocupe, você não estará doando seu tempo e esforço por muito tempo. Depois de adquirir alguma experiência, você pode começar a exigir valor de mercado para seu trabalho.
Blog. Blogar, o termo para escrever um "log da web", está ganhando popularidade e é uma ótima maneira de fazer com que seu trabalho seja lido. O dinheiro ganho com blogs varia dramaticamente, de meros centavos a muito dinheiro. Escolha um site de blog ativo e participe regularmente de sua comunidade de blogs. Publique seus artigos, mas certifique-se de ler o trabalho de outros blogueiros e reserve um tempo para adicionar comentários. Depois de comentar, eles provavelmente visitarão suas páginas também. Depois de um tempo, você terá um público fiel.
Rede. Deixe as pessoas saberem que você está interessado em escrever trabalhos. Você nunca sabe quem pode estar procurando por um escritor ou pode saber de uma vaga de emprego.
Envie, envie, envie. Quanto mais você divulgar seu trabalho, maiores serão suas chances de ser publicado. Aprenda a aceitar a rejeição pelo que ela é - temporária. Continue escrevendo e enviando.
Faça uma pesquisa. Uma entrada rápida em seu mecanismo de busca favorito resultará em várias possibilidades. Experimente digitar "escritor freelance" ou "trabalhos de redação". Registre-se em vários sites, mas apenas nos gratuitos. Existem tantos sites que listam trabalhos de redação, tanto freelance quanto de staff, que não há necessidade de pagar por essas informações.
Online está tudo bem. Não descarte oportunidades online - elas oferecem uma boa maneira de ganhar uma renda de meio período ou até mesmo de período integral e são abundantes. Embora você possa sonhar com um escritório de canto com uma grande editora, esses empregos são muito raros.
Afie suas habilidades. Junte-se a grupos de escritores, tenha aulas de redação e participe de workshops. Você não apenas aumentará sua proficiência jornalística, mas também fará contatos valiosos no mundo editorial.
Cuidado:
Esteja preparado para algumas cartas de rejeição. Eles fazem parte do negócio e você não pode levar a rejeição para o lado pessoal.
Dicas rápidas:
Dedique algum tempo todos os dias para escrever e enviar seu trabalho.
Experimente vários gêneros. Expandir suas habilidades torna você mais empregável.
Leve os prazos a sério. Os editores precisam saber que podem contar com você para entregar, portanto, leve apenas trabalhos que você sabe que pode concluir.