Embora dependente de probabilidades, o campo da gestão de risco não é algo que aconteça ou falhe. É um campo muito gratificante, que oferece inúmeras oportunidades de carreira. Como muitos outros campos da profissão, requer certos conjuntos de habilidades e treinamentos para que você seja saudado como a próxima estrela do gerenciamento de risco. Mas se você está realmente procurando por entusiasmo e variedade, gerenciamento de risco é uma carreira muito boa a se seguir, pois lhe proporcionará inúmeras oportunidades e capacidade de participar de vários projetos.
A gestão de risco abrange
A gestão de risco abrange uma grande variedade de assuntos, desde risco de seguro, curso de segurança, gestão de segurança, análise de risco e até risco de crédito. Tudo isso é coberto pelo processo de gerenciamento de riscos. Se você quiser resumir o que um trabalho de gerenciamento de risco faz para um projeto, ele constrói um plano (geralmente feito por um indivíduo ou associação) que gera soluções, processos, etc. que ajudarão a reduzir os danos a um projeto ou empreendimento da empresa.
Aqui está uma pequena lista das diferentes opções de carreira de gerenciamento de risco que você pode embarcar:
Gerente de controle de risco (público ou privado). Esta é a carreira geral que você pode seguir em gerenciamento de risco. Você basicamente regula as operações e trabalha para a prevenção ou controle de danos na empresa. Isso exigirá que você trabalhe em tempo integral para uma empresa e monitore os riscos diariamente. Por um lado, é uma opção estável. Mas pode ficar muito desatualizado se você não tiver outros projetos paralelos. Também consome tempo porque você precisa dedicar toda a sua causa a uma única empresa.
Consultor. Ser consultor é o mais recompensador financeiramente, pois você pode embarcar nesse trabalho e estar em diferentes empresas ao mesmo tempo. O único problema é que você precisa já ter investido o suficiente para fazer um bom nome para que as pessoas continuem a buscar seus conselhos. Os iniciantes não estão aptos para essa linha de trabalho de gerenciamento de risco porque as empresas consultam e pagam por experiência.
Especialista em continuidade de negócios. O especialista em continuidade de negócios é contratado para avaliar a situação dos negócios e ver como eles se saem ou se sairão em pé de igualdade com os concorrentes. Também é parecido com o gestor de riscos, mas o especialista em continuidade de negócios tende a olhar não apenas para as atividades internas da empresa, mas também para os riscos externos.
Inspetor de seguros. Outra carreira popular neste setor é o inspetor de seguros. O inspetor de seguros avalia a situação individual e apresenta as opções mais viáveis para a pessoa, com base nos riscos para a saúde e para a vida.
Empreiteiros. Os empreiteiros obtêm as pessoas necessárias de que a empresa precisa para reduzir os riscos. Eles servem como intermediários para o processo de gestão de riscos em diferentes empresas. Se você tem um talento especial para estabelecer uma rede ampla e confiável de pessoas qualificadas, esta é sua melhor opção.
Modelador de risco. O modelador de risco é um trabalho técnico e servil por natureza. Eles fazem uso de modelos matemáticos para avaliar a situação e apresentá-los ao cliente de uma forma muito compreensível.
Todas essas carreiras de gerenciamento de risco exigem um conjunto geral de qualificações: excelentes habilidades de comunicação escrita e oral, pelo menos um MBA ou outro conjunto igualmente impressionante de qualificações acadêmicas, cursos de treinamento de gerenciamento de risco em escolas de negócios de renome e a capacidade de convencer e influenciar as pessoas. Em termos de características pessoais, paciência e capacidade de manter a compostura em diferentes circunstâncias funcionarão a seu favor.