Como planejar o controle de danos de relações públicas?
Sr. Mário Aguiar
• 3 min de leitura
As crises de relações públicas da empresa são inevitáveis. Não importa o quão grande ou pequena você seja, você terá, em algum momento, que lidar com crises de naturezas variadas. Nenhuma crise de RP é pequena. Todo tipo produz efeitos prejudiciais à sua integridade e credibilidade como empresa e, em última análise, ao seu potencial de vendas. Não importa se é obra sua ou de terceiros ou de fatores externos. O que importa é que você aja rápido e limpe a bagunça tendo um plano de controle de danos de relações públicas. Embora o planejamento de uma ação de controle de danos não possa, por si só, torná-lo completamente sem manchas, pode pelo menos minimizar o dano potencial. Para obter dicas sobre como planejar o controle de danos de RP, continue lendo.
Prepare-se com sua equipe de RP. Seu Departamento de Relações Públicas deve estar na linha de frente para lidar com o controle de danos. Se, no entanto, você não tiver esse departamento, ou qualquer variação dele, pode criar uma equipe de RP. Este deve ser composto por pessoas-chave com conhecimento sólido da crise em questão e em boas posições para representar a empresa da melhor forma. Você pode incluir, por exemplo, chefes de departamento, equipe jurídica e pessoal de marketing. Em seguida, escolha um porta-voz. Ele deve ser aquele que lida com a mídia e, portanto, deve estar disponível para entrevistas, ser um bom orador público e ter tolerância com a intromissão da mídia.
Seja transparente e honesto. Uma crise é melhor administrada se não for exposta à mídia. Mas se encontrou um caminho para a mídia, aja rápido para dar uma resposta. Não evite a mídia; em vez disso, forneça-lhes informações transparentes e honestas. Se você é o culpado, admita e declare seus esforços para resolver a crise. Se for obra de outros, diga o seu nível de envolvimento. Se tudo for apenas um boato, diga-o e apoie sua afirmação com informações substanciais. Não minta. A mídia tem uma maneira de saber se você está mentindo e, se for descoberta, poderá descobrir que sua empresa está mergulhada em um poço mais profundo.
Faça uma declaração pública. No estágio inicial, tudo que você precisa é uma declaração pública. Ele deve detalhar todos os aspectos da crise, sua opinião sobre as coisas e suas respostas ao problema. Envie a declaração pública para organizações de mídia. A divulgação de uma declaração pública significa sua responsabilidade e capacidade de resposta à crise. Se necessário, peça desculpas públicas também.
Escreva scripts. Esses scripts serão usados principalmente por seu porta-voz e, se necessário, por outros membros da equipe de RP durante as entrevistas. Os scripts são importantes para garantir que você esteja emitindo declarações consistentes. Eles não devem ser necessariamente memorizados na íntegra. O importante é que os scripts sejam entregues da forma mais espontânea e natural possível.
Não espere que a mídia o persiga. Especialmente se sua crise merece notícia, às vezes ficar à frente da mídia é um gerenciamento de crise eficaz. Isso destacará sua consciência do problema e sua disposição de ser examinado publicamente - o dobro de pontos para você. Portanto, antes que chegue às redações e redações, divulgue a crise. Entre em contato com várias organizações de notícias e conte sua história, colocando grande ênfase em seus esforços para resolver o problema.