O jornalismo investigativo é a única área do jornalismo que tem potencial para tornar o maior nome de um jornalista. As maiores histórias em qualquer jornal são geralmente o resultado de algum nível de jornalismo investigativo, tornando-se uma habilidade que todo jornalista deve dominar.
Mantenha seus ouvidos abertos. O primeiro e mais importante passo no jornalismo investigativo é simplesmente manter os ouvidos abertos - sempre. Muitas peças investigativas nas quais trabalhei como repórter surgiram ao ouvir ou perceber algo e, em seguida, fazer uma pesquisa complementar. Pode ser algo que você ouve em uma reunião que não parece muito certo. Um exemplo disso é uma reunião do conselho escolar de que participei, na qual foram mencionadas as más condições de uma escola local. Encurralei alguns professores da escola após o encontro e acabei com uma das maiores histórias do ano. Também pode ser algo pequeno que você percebe e que pode ser seguido. Depois de adquirir o hábito de sempre ouvir, treine- se para nunca virar desligá-lo, nem mesmo em situações sociais. Às vezes, uma conversa que você ouve em uma festa pode levar à descoberta de informações para uma história.
Acompanhamento. Conseguir a primeira pista de uma história é apenas o começo. Depois de saber do que se trata a história, você deve fazer o acompanhamento com o máximo de fontes que puder. Isso pode exigir a pesquisa de registros do tribunal, entrevistar pessoas que estão em posição de saber sobre as informações ou até mesmo pedir à primeira fonte uma direção a seguir. Uma história com apenas uma fonte é considerada suspeita, e um editor administrativo pode não permitir para ser executado, a menos que seja verificado de alguma forma. Sua pesquisa deve provar que as informações são precisas.
Descubra o que sua fonte deseja. Se o primeiro lead for uma fonte que está fornecendo informações, você precisará saber o que a fonte deseja de você e da história. Uma fonte que fala intencionalmente com um repórter, especialmente na qualidade de investigador, geralmente deseja algo. Pode ser tão altruísta quanto uma mudança em um sistema corrupto ou tão egoísta quanto a oportunidade de se vingar de seu chefe. Certifique-se de entender o motivo de sua fonte antes de se envolver ou você pode acabar com uma história na qual deliberadamente recebeu fatos enganosos. Isso provavelmente ocorre em histórias motivadas por vingança.
Decida a atribuição. Em um artigo investigativo, você pode ter que decidir que tipo de atribuição deve dar à sua fonte ou fontes. Se a fonte quiser permanecer anônima, você provavelmente terá que esclarecer isso com seu editor. Alguns jornais têm uma política contra fontes anônimas e alguns exigem que você imprima um motivo para o anonimato. Se a história não for de natureza extremamente delicada, uma fonte anônima pode forçá-lo a questionar a integridade dessa pessoa também.