Como publicar livros infantis?

Como enviar o manuscrito de um livro infantil
Como enviar o manuscrito de um livro infantil.

Os livros infantis estão na moda atualmente. Séries como os livros de Harry Potter, As Crônicas de Nárnia e os livros da Série de Eventos Desafortunados já começaram a chegar às telas de cinema depois de vender milhões de cópias ao redor do mundo. Outros livros estão em processo de transição para o cinema, e muitos outros estão simplesmente se tornando sucessos nacionais e internacionais com leitores de todas as idades.

Com o enorme sucesso de tantos livros infantis, talvez você esteja pensando que deveria tentar escrever um de sua preferência. É importante ter em mente que, só porque esses livros foram escritos para crianças, não os torna fáceis de escrever. Claro, você não deve deixar que isso o impeça de tentar ser um autor de livros infantis publicados. Para começar, aqui estão algumas coisas que você deve se lembrar para ajudá-lo ao longo do caminho.

Entrando em contato com as editoras de livros
Em primeiro lugar, você deve encontrar a editora certa e procurar as diretrizes de envio. Isso lhe dirá como enviar o livro e que tipo de manuscritos cada editora está procurando (bem como algumas informações sobre a estruturação de pagamento). Use essas informações para restringir sua escolha às empresas que geralmente publicam o tipo de livro que você escreveu e para ter uma ideia de quais editoras você realmente gostaria de trabalhar.

Diretrizes para inscrições

Envie uma pergunta diretamente a um editor específico, a menos que você tenha recebido outras instruções nas diretrizes de submissão. Inclua uma sinopse de sua história e diga a eles que você tem amostras disponíveis, se eles quiserem; nunca envie um manuscrito inteiro não solicitado (a menos que seja instruído a fazê-lo nas informações de contato).

As seções a seguir devem aparecer em uma carta de consulta a um editor:

  • Introdução. Este parágrafo deve apresentar um editor ao seu livro. Você quer intrigar o leitor, fazendo-o querer saber mais. Se for uma série, não mencione isso agora. Apresente apenas um livro.
  • Escreva uma sinopse da peça que escreveu. Deve ser um breve resumo que inclui o enredo, os personagens principais e quaisquer qualidades únicas desta história.
  • Conte a eles um pouco sobre você. Informe o editor se você publicou trabalhos anteriores. Isso mostrará que você é um escritor experiente que está pronto para mover sua carreira para o próximo nível.

Se você quiser que o livro seja ilustrado, mencione isso em sua consulta. Em quase todos os casos, a editora que imprime seu livro encontrará um ilustrador, e geralmente é considerado de mau gosto o autor enviar ilustrações com seu manuscrito inicial. Se você tem um ilustrador específico em mente ou tem algumas fotos prontas, no entanto, certifique-se de mencionar isso ao editor para que eles possam considerá-lo.

Prefira envios exclusivos

Envie consultas para vários editores diferentes ao mesmo tempo (e certifique-se de informá-los de que também enviou outras consultas). Certifique-se de incluir envelopes selados e endereçados a cada um, para que eles tenham uma maneira fácil de responder a você. Também é importante que você certifique-se de que os editores que você está enviando aceitem envios simultâneos; enquanto a maioria o faz, alguns preferem envios exclusivos. Essas informações serão encontradas nas diretrizes de submissão de cada editora. (Se você deseja enviar para um que não aceita envios simultâneos, envie-os individualmente e espere que eles respondam antes de enviar para outros editores.)

Aqui estão algumas coisas que você deve se lembrar para ajudá-lo ao longo do caminho
Para começar, aqui estão algumas coisas que você deve se lembrar para ajudá-lo ao longo do caminho.

Agentes literários
Você pode querer que um agente literário envie seu manuscrito para você. Um agente literário é alguém que atua como terceiro entre o editor e o escritor. Em vez de enviar um manuscrito ao editor, você enviará uma carta de consulta a um agente. O processo de encontrar um agente e enviar a carta-consulta é o mesmo, com a exceção de que este é um agente e não uma editora de livros.

Formato básico de carta de consulta

O seguinte é um formato de carta de consulta básico para um agente de livros infantis:

  • Introdução. Conte ao agente sobre o livro ou livros que você escreveu. Se for uma série, informe ao agente o número aproximado de livros que serão escritos.
  • Escreva um resumo sobre a história. Aproveite este tempo para delinear o enredo do livro ou exibir como o enredo se desenrolará ao longo da série. É importante enfatizar as armadilhas e vitórias que o (s) herói (s) suportará (m).
  • Descreva suas qualificações. Conte ao agente um pouco mais sobre sua experiência como escritor. Certifique-se de fornecer links para publicações online e fornecer uma lista de outros trabalhos publicados, especialmente outros livros infantis.

Esteja preparado para esperar semanas ou possivelmente até meses antes de receber uma resposta dos editores.

Como enviar o manuscrito de um livro infantil
Antes de ser publicado, você precisa ter um manuscrito concluído. Nunca envie um inquérito a um editor contando-lhes sobre algo que você planeja escrever; se eles aceitarem sua ideia, vão querer uma cópia do manuscrito em suas mãos dentro de algumas semanas.

Embora todos os editores sejam diferentes, existe um formato de manuscrito básico que você deseja seguir. O seguinte é um exemplo de um formato:

  • Margens: 2,50 cm ao redor
  • Papel: 8,5 x 28 centímetros de tamanho e 9 kg de peso
  • Fonte: Times New Roman ou Courier New tamanho 12
  • Espaçamento: Duplo
  • Justificativa: Esquerda
  • Recuos: a primeira linha de cada parágrafo deve ser recuada.
  • Páginas: numeradas no canto superior direito
  • Cabeçalho: Título do livro à esquerda e abaixo dele o sobrenome do autor
  • Novo Capítulo: Comece o texto de cada novo capítulo cerca de um terço da página

Enquanto você trabalha, certifique-se de tratar seus leitores (o público-alvo do seu livro) como pessoas. Em vez de falar baixinho com eles como se fossem "apenas crianças", diga-lhes que também são importantes. Escreva os livros no nível deles, mas certifique-se de respeitar esse nível.

Encontre editores em potencial

Depois de terminar seu manuscrito, você precisa encontrar editores em potencial. Use uma busca na Internet como o Google para procurar por " editoras de livros infantis ". Ou você pode usar uma referência especializada, como os guias do Writer's Market ou um site equivalente para pesquisar editores especificamente pelo nome.

Se ninguém comprar o seu manuscrito, você pode aproveitar a oportunidade para fazer revisões com base em qualquer feedback que possa ter recebido ou pode enviar mais perguntas a outros editores. Persistência é a chave para escrever e publicar livros infantis.

Artigos relacionados
  1. Como publicar poesia: sendo publicado?
  2. Como pesquisar faixas salariais e benefícios para um escritor freelance?
  3. Como iniciar uma carreira como treinador de vida?
  4. Como se candidatar a um cargo no sindicato?
  5. Como selecionar um empreiteiro de parque infantil qualificado?
  6. Como iniciar uma carreira em reparação de automóveis?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail