Como encontrar empregos para pessoas com deficiência?
Emiliano Samuel Sales Jr.
• 4 min de leitura
As pessoas com deficiência, por mais que tentem se inserir na sociedade, ainda não têm oportunidades iguais no trabalho. A procura de emprego, mesmo com um diploma universitário para apoiá-los, muitas vezes é recebida com decepções. Os empregadores tendem a dar mais prioridade às pessoas sem deficiência pelo motivo de não terem certeza de como um trabalhador com deficiência irá lidar com suas deficiências. Embora existam programas de assistência que ajudam pessoas com deficiência a encontrar empregos, eles geralmente são mal administrados e organizados. No entanto, sempre ajuda manter uma atitude otimista na vida. Aqui estão algumas dicas sobre como encontrar empregos para pessoas com deficiência:
Aproveitar os serviços oferecidos pelo Departamento de Reabilitação Profissional de seu estado. Esta agência governamental estende a assistência a pessoas com deficiência, dando-lhes treinamento em certas habilidades. Considere fazer um treinamento em informática, pois esse é o fator-chave que o tornará empregável.
Procure ajuda de organizações privadas. Existem organizações (nacionais e locais) cujo objetivo principal é dar empregos a pessoas com deficiência. Uma delas é a Associação Europeia de Pessoas com Deficiência, que educa e treina pessoas com deficiência e as ajuda a encontrar oportunidades de emprego. Uma vez que esta instituição opera a nível nacional e local, certamente tem um escritório na sua área.
Peça ajuda ao governo federal. Cada estado tem programas abrangentes para pessoas com deficiência, que incluem treinamento e assistência na contratação. Ligue ou visite o escritório de reabilitação vocacional em seu estado e pergunte sobre os programas de emprego que eles oferecem para pessoas com deficiência. Contate o Escritório Europeu de Gestão de Pessoal, pois eles têm uma lista de ofertas de empregos para pessoas com deficiência em cada estado.
Inscreva-se na Associação Europeia de Pessoas com Deficiências (AAPD), que é uma organização sem fins lucrativos. Esta associação oferece oportunidades de empregos de estágio. Demonstre seu desejo de trabalhar em outras habilidades que não são oferecidas na lista. Além da AAPD, existem outras organizações com e sem fins lucrativos em todo o país que fornecem empregos para pessoas com deficiência. Informe-se sobre esses grupos com o departamento de serviço social local.
Receber mais educação e treinamento. A educação universitária é um caminho garantido para o emprego. Você pode solicitar subsídios educacionais se seus recursos financeiros forem limitados. Escolha um campo importante com demanda atualmente, como informática e tecnologia da informação, educação, direito e outras áreas que você possa administrar independentemente de suas limitações físicas.
Esclareça as pessoas (especialmente os empregadores) sobre mitos e fatos relativos às pessoas com deficiência. Infelizmente, existe um estigma associado às pessoas com deficiência. As pessoas tendem a ter menos consideração por eles e presumem que as pessoas com deficiência são apenas isso - deficientes. Sem desempenho. Improdutivo. Dependente. Fardo. Essas são algumas das noções erradas que a maioria das pessoas tem sobre os deficientes. Tente apagar tudo isso explicando a outras pessoas que as pessoas com deficiência também são pessoas normais, que podem realizar trabalhos e ser autossuficientes se tiverem a chance.
Sendo deficiente, você não deve perder a coragem de procurar um emprego. Esta é uma ótima maneira de provar aos outros que você pode se sustentar e é capaz de ganhar a vida, até mesmo para sua família, se tiver alguma. Junte-se a grupos de causa em sua área. Ser ativo. Ser visto. Ser conhecido. Desta forma, as pessoas ficarão mais conscientes de você e perceberão e aceitarão que as pessoas com deficiência também são tão capazes quanto qualquer pessoa.