Como escolher um telefone celular para uma pessoa com deficiência?
Paulo Bruno Fernandes
• 3 min de leitura
O telefone celular se tornou um dispositivo onipresente que quase todo mundo usa hoje. Entre as muitas pessoas que usam telefones celulares estão as pessoas com deficiência. Pessoas com deficiência precisam de certas considerações quando se trata do telefone que melhor se adequa a elas. Veja como você pode encontrar o melhor telefone.
Tamanho. O tamanho do celular terá grande importância se o deficiente tiver dificuldade em usar as mãos. Hoje, os fabricantes estão tentando criar telefones celulares menores e mais finos. Esses novos telefones de alta tecnologia, no entanto, nem sempre são a melhor aposta para os deficientes, que podem precisar de telefones maiores e mais fáceis de segurar. Além do tamanho geral do telefone, você também deve se concentrar no tamanho da tela e do teclado. A tela deve ser grande o suficiente para acomodar textos grandes, que serão mais fáceis de ver para pessoas com deficiência visual. O teclado também deve ser grande o suficiente para acomodar os dedos de uma pessoa com deficiência.
Recursos de comando de voz
Comandos de voz. Se a pessoa nem sempre consegue usar as mãos para acessar o telefone celular, um dos recursos que você deve procurar são os telefones celulares que possuem recursos de comando de voz. Esses recursos permitirão que o usuário opere o telefone usando apenas a voz. Além de telefones com recursos de voz, certifique-se de ter acessórios apropriados, como microfones e fones de ouvido Bluetooth, que facilitarão o uso do telefone celular pela pessoa sem ter que tocar no telefone e mexer nele.
Testando. Uma das melhores maneiras de escolher um telefone para um deficiente é permitir que a própria pessoa faça um test drive. Sempre que possível, leve a pessoa à loja no dia em que for comprar o telefone. Permita que ele opere o telefone e explore os vários recursos. Peça feedback da pessoa, para que você possa escolher algo melhor, caso o telefone que ela está experimentando não funcione tão bem. Você também deve pedir aos vendedores das lojas telefones que são projetados especificamente para pessoas com deficiência.
Tocadores de música
Recursos. Assim como com qualquer outro usuário, deixe o deficiente escolher um telefone com os recursos de que gosta. Alguns vão gostar de telefones que tenham rádios ou reprodutores de música integrados, enquanto outros preferem telefones que tenham câmeras. Para evitar que a pessoa fique entediada, você também pode considerar comprar telefones que tenham jogos integrados ou que tenham a capacidade de baixar jogos. Escolha também um telefone que tenha um organizador e um calendário.
Planos de proteção. A maioria dos fabricantes de telefones celulares tem planos de proteção que podem funcionar como uma espécie de seguro caso o telefone seja perdido ou roubado. Esses planos podem adicionar alguns dólares a mais à conta geral, mas podem ser úteis, especialmente se o deficiente tiver tendência a perder coisas.
Só porque o celular no anúncio é elegante e caro não significa que seja fácil de usar ou que uma pessoa com deficiência o considere útil. Por meio dessas etapas, você deverá encontrar um que funcione.