Ser despedido pode ser devastador. Se você gosta do seu trabalho, mas recebeu um deslize rosa por causa do downsizing econômico, fusões de empresas ou reorganização corporativa, pode ser muito difícil seguir em frente. No entanto, depois de receber sua notificação, você precisa descobrir uma maneira de proteger suas finanças e certificar-se de encontrar outro emprego.
Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para encontrar um emprego após uma dispensa.
Não se demore em seu antigo emprego. Você não conseguirá se concentrar à procura de um novo emprego se continuar pensando nos bons e velhos tempos. Se você foi demitido, supere isso e siga em frente. Você precisa se lembrar que esta é a sua nova realidade e a única coisa que você pode fazer é continuar olhando para frente.
Atualize seu currículo. Se já faz anos que você não está em busca de emprego, seu currículo certamente precisará de algumas atualizações. Você tem mais habilidades agora, mais experiência de trabalho e talvez ainda mais educação e credenciais. Concentre-se em suas habilidades de trabalho e conhecimento técnico.
Faça rede. Não há vergonha em ser despedido. É apenas a realidade do trabalho. É hora de dizer a amigos, colegas e familiares que você está procurando ativamente por um emprego. Publique em seu site de rede social. Verifique o escritório de colocação de carreira de sua antiga faculdade ou escola. Fale com diferentes headhunters e tente uma agência de empregos. Quanto mais você se torna disponível, maiores são suas chances de ouvir falar de uma oportunidade.
Considere outras indústrias. Não tenha medo de mudar de setor, especialmente se aquele em que você está passando por uma desaceleração. Saia da fabricação e construção e tente encontrar empregos que atendam às suas outras habilidades e interesses. Por que não tentar uma posição de vendas? Se você sempre trabalhou na construção, por que não tentar trabalhar em um ambiente de escritório. Não tenha vergonha de assumir uma posição de baixo salário e nível inferior, se isso estiver disponível. Você sempre pode trabalhar seu caminho para cima. O importante é colocar o pé na porta.
Tente começar seu próprio negócio. Se você não conseguir que outra pessoa o contrate, contrate a si mesmo. Por que não usar sua indenização como capital inicial para iniciar um pequeno empreendimento? Considere começar seu próprio negócio ou serviço com base em seus hobbies, como vender joias com miçangas ou vender bolos e doces. Se você tem boas habilidades em TI, por que não começar seu próprio serviço de suporte de TI em casa? Ser despedido pode ser apenas o catalisador de que você precisa para começar aquele negócio em casa que você tem pensado há anos.
Volte para a escola. Se você não tem as habilidades necessárias para conseguir um emprego, aprenda mais. Você pode precisar fazer um curso técnico profissionalizante ou até mesmo um programa de aprendizado online. A tecnologia muda muito rapidamente e, portanto, é fundamental permanecer competitivo. Obtenha as credenciais ou a certificação de que precisa para se tornar mais empregável e competitivo.
Fique positivo no meio
Mantenha-se positivo em meio à incerteza. Não leve para o lado pessoal se você foi demitido. Pense nisso como uma oportunidade de crescimento e mudança. Se você dedicar muito tempo e esforço em sua busca por um novo emprego, você estará trabalhando novamente em nenhum momento.