Como se tornar um representante de vendas médicas?
Giovana Zambrano
• 3 min de leitura
Se você deseja se tornar um representante de vendas médicas, existem quatro etapas que você pode seguir para aumentar suas chances de entrar no campo de vendas médicas. A competição por cargos em vendas de medicamentos é feroz, pois muitos candidatos são atraídos pela estabilidade e a alta remuneração associada a empregos em vendas de medicamentos. Portanto, é imperativo que você estabeleça um plano para alcançar seu objetivo.
A primeira coisa a fazer é organizar sua abordagem para se tornar um representante de vendas médicas com base nas qualificações típicas possuídas por aqueles que atualmente vendem equipamentos médicos. Os representantes de vendas médicas geralmente possuem um diploma universitário de quatro anos e pelo menos um ano de experiência em vendas ou saúde. Freqüentemente, eles tinham contatos pré-existentes na área, como amigos ou mentores, que os recomendavam para uma posição disponível. Com esse conhecimento em mente, é recomendável que você se esforce para fazer o seguinte:
Demonstrar que possui uma formação educacional sólida e relevante
Destaque todas as experiências de carreira relevantes relativas a vendas ou cuidados de saúde
Aumente e fortaleça seus contatos na indústria de vendas médicas
Representante de vendas médicas de sucesso rapidamente
Agora que você organizou sua abordagem para se tornar um representante de vendas de produtos médicos, certifique-se de que seu currículo inclui qualquer experiência de trabalho anterior que você teve nas áreas de saúde ou vendas em geral. Se você tiver experiência anterior em vendas, certifique-se de ser específico sobre suas realizações de vendas. Os empregadores querem ouvir sobre seu volume de vendas anterior e se você atingiu ou excedeu quaisquer metas ou cotas estabelecidas para você. Para se tornar um representante de vendas médicas de sucesso rapidamente, o ideal é que você tenha pelo menos um ano de experiência em vendas, marcado pelo cumprimento de metas de desempenho definidas.
Se você não tem nenhuma experiência anterior em vendas ou na área de saúde, não se desespere. Alguns dos melhores representantes de vendas médicas entraram em campo sem muita experiência anterior em vendas. Esses indivíduos eram frequentemente contratados por possuírem uma formação educacional impressionante, que incluía um diploma avançado com cursos específicos para a área de saúde ou negócios. Portanto, é importante que seu currículo inclua referências a quaisquer cursos ou seminários de treinamento relacionados à área médica ou vendas. Se seu currículo está faltando nesta área, valeria a pena seu tempo e dinheiro considerar a inscrição em um curso de vendas ou marketing em uma faculdade local, ou perguntar sobre estágios disponíveis em empresas de equipamentos médicos.
Por fim, é aconselhável entrar em contato com amigos ou conhecidos que atualmente ocupem cargos na área de vendas de medicamentos. Informe que você gostaria de se tornar um representante de vendas de produtos médicos e peça sugestões sobre o que você pode fazer para ajudá-lo a encontrar uma posição na indústria de equipamentos médicos. Ao fortalecer sua formação educacional, experiência em vendas e lista de contatos, você construirá uma base sólida que o ajudará a se tornar um representante de vendas médicas.