O teste de carga é um processo no qual você sujeita um determinado computador, rede, servidor, aplicativo ou periférico a um nível de trabalho que se aproxima dos limites de suas especificações. Isso geralmente é feito em um laboratório onde as condições são controladas para que haja uma base sólida para comparação dos diferentes sistemas ou para que os recursos de cada sistema sejam medidos com precisão. O teste de carga também pode ser feito fora de uma atmosfera controlada de laboratório dentro de uma rede. Isso fornecerá uma avaliação precisa de como um sistema reage e funciona mesmo fora das condições controladas.
Teste de resistência nomeada
Existem duas maneiras de conduzir o teste de carga. Uma das maneiras é chamada de teste de longevidade. O teste de longevidade também é denominado teste de resistência. Ele testa e avalia um sistema se ele pode lidar com uma carga de trabalho constante por um longo tempo. A outra maneira de conduzir o teste de carga é por meio do teste de volume. O teste de volume testa um sistema por um período limitado de tempo com uma carga de trabalho pesada. Essas duas formas de teste de carga permitem identificar bugs, gargalos e limitações de um determinado sistema. Quando um sistema é testado em teste de carga, o usuário do sistema terá uma ideia geral de quanta carga ele pode suportar. Este tipo de teste de desempenho permite ao usuário verificar poucos processos e aplicativos que você pode executar no sistema, todos ao mesmo tempo, enquanto o nível de desempenho é mantido.
O teste de carga é apenas uma parte de um processo geral pelo qual os sistemas devem passar antes que as certificações de qualidade sejam fornecidas. Existem várias abordagens para testar um sistema específico por meio de testes de carga. Uma delas é fazer o download de vários arquivos grandes da Internet. Uma série de arquivos grandes aparecerá automaticamente conforme o download avança. O sistema deve ser capaz de lidar com a série de dados que aguardam na fila para serem baixados.
Outra abordagem de teste de carga é executar vários aplicativos ao mesmo tempo em um computador ou servidor. Os aplicativos executados ao mesmo tempo arrastam muito mais memória do que o normal e isso sobrecarrega o sistema. Os sistemas podem ficar mais lentos quando vários aplicativos estão em execução e sistemas limitados não funcionam corretamente. Quando o sistema de um computador tem um processador rápido, mas sua RAM (memória de acesso aleatório) é limitada, o sistema provavelmente terá um problema quando muitos aplicativos estiverem sendo executados ao mesmo tempo.
Atividades do usuário em dobro
O teste de aplicativos da web também pode ser feito. Os sites não devem ficar paralisados quando as atividades do usuário dobram ou triplicam em funções diferentes. As pessoas podem clicar rapidamente fora de um site da Web, então qualquer coisa que faça o site ficar lento não será bom para isso.
As empresas desenvolveram várias ferramentas e software de teste de carga, juntamente com software de teste de estresse. Empresas como Borland, IBM Rational e HP Software têm suas próprias ferramentas de teste de carga. Essas ferramentas são principalmente produtos que testam o comportamento e o desempenho de um sistema. O carregamento de vários aplicativos e outros cenários da vida real relativos a inúmeras cargas no sistema pode ser feito rapidamente e faz parte dos testes de garantia de qualidade. Os resultados do teste de carga podem ser analisados em detalhes e as razões para o baixo desempenho podem ser exploradas.