Como ensinar o diálogo da escrita?

Mas ensinar diálogo escrito é muito mais desafiador
Mas ensinar diálogo escrito é muito mais desafiador, pois envolve a responsabilidade de produzir escritores que podem escrever diálogos verossímeis e eficazes.

Escrever diálogos é um desafio. Um bom diálogo deve soar natural e realista e deve apoiar o enredo. Mas ensinar diálogo escrito é muito mais desafiador, pois envolve a responsabilidade de produzir escritores que podem escrever diálogos verossímeis e eficazes. Se esta é a primeira vez que ensina a redação de diálogos, a seguir estão algumas dicas.

  • Peça aos alunos que estudem exemplos de bons diálogos. Diga a seus alunos para lerem literatura clássica e contemporânea e peça-lhes que analisem os diálogos. Instrua-os a determinar o que torna esses diálogos eficazes. Como forma de exercício, peça aos alunos que reconstruam os diálogos com suas próprias palavras. Por exemplo, deixe-os criar uma conversa entre Anna e seu amante Vronsky (da Anna Karenina de Leo Tolstoy) usando um cenário moderno.
  • Instrua seus alunos a desenvolverem seus personagens. A personalidade e o histórico dos personagens determinariam como eles falam. Uma advogada fala de maneira diferente de uma professora de pré-escola da mesma forma que uma tia solteirona fala de maneira diferente de uma líder de torcida. Se os alunos têm uma ideia sólida de quem são seus personagens, eles conhecem a escolha de palavras e a maneira de falar deles. Peça aos alunos para fazerem um perfil de personagem para cada um dos personagens, definindo seu gênero, origem social, educação, profissão, personalidade, maneirismos e atitude. Cada vez que escrevem diálogos, os alunos devem consultar os perfis dos personagens.
  • Diga-lhes para ouvirem os diálogos da vida real. Como os personagens são versões fictícias de pessoas reais, os diálogos também devem ser versões fictícias de diálogos da vida real. É por isso que os alunos devem sempre observar como as pessoas reais conversam e se expressam. Diga-lhes para tomarem nota dos hábitos de fala, falas e construção de frases de pessoas reais e lembre os alunos de incorporar suas observações em seus diálogos.
    A personagem da velha senhora deve soar como uma verdadeira velha
    A personagem da velha senhora deve soar como uma verdadeira velha, enquanto a jovem deve soar como uma verdadeira jovem.
  • Enfatize a necessidade de distinções nas vozes. Ao escrever, os alunos devem ser capazes de mostrar as diferenças nos personagens, dando-lhes vozes diferentes. A personagem da velha senhora deve soar como uma verdadeira velha, enquanto a jovem deve soar como uma verdadeira jovem. Os leitores devem reconhecer facilmente as distinções, mesmo sem as tags "ele / ela disse".
  • Deixe-os ler seus diálogos em voz alta. Ler em voz alta é uma forma de saber se os diálogos são realmente eficazes e realistas. Peça aos alunos que escolham um ou dois colegas de classe, dependendo do número de personagens na cena, para dar voz a personagens específicos. Se os diálogos fluem como uma conversa real, sem soar falsos ou estruturados, os diálogos são eficazes. Se você sentir estranheza nos alunos ao ler os diálogos, como se eles se sentissem desconfortáveis em falar suas falas, os diálogos precisam ser melhorados.
  • Prepare muitos exercícios. As habilidades de escrita são aprimoradas com a prática constante e muitos exercícios. E isso se aplica a escrever diálogos. Para aprimorar ainda mais seu talento na redação de diálogos, dê a seus alunos vários exercícios, como escrever uma conversa entre duas pessoas completamente opostas, duas senhoras dignas competindo por um emprego e um grupo de pessoas falando sobre um assunto muito delicado. Avalie os diálogos e identifique os pontos fortes e fracos.

Incentive seus alunos a sair e observar as pessoas. Deixe-os bisbilhotar, para que possam ter uma melhor compreensão de como diferentes pessoas falam de maneiras diferentes. O segredo em fazer diálogos realistas e verossímeis não é apenas imaginação; a exposição ao mundo real também é necessária.

Artigos relacionados
  1. Como ensinar instruções de leitura de vocabulário e fluência?
  2. Como ensinar o programa Abeka em casa?
  3. Como questionar um programa de leitura escolar para avaliar sua eficácia?
  4. Como ensinar subtração usando contas douradas de Montessori?
  5. Como agendar a lição de casa?
  6. Como obter bolsas de escolas privadas?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail