As primeiras palavras, primeiros passos, primeiros dias de escola - sempre que seu filho começa ou aprende algo novo é um momento nervoso e emocionante para todos. Uma criança que está apenas começando a pré-escola pela primeira vez enfrenta muitas emoções e preocupações. Como pai, você pode ajudar a aliviar os medos e preocupações que muitas vezes surgem com a perspectiva de estar em um lugar desconhecido sem a mãe ou o pai. Use as dicas a seguir para tornar a transição mais fácil para toda a família e também tornar o primeiro ano de escola do seu filho memorável.
Ensine os fundamentos. Durante o tempo em que seu filho está em casa com você ou na creche, ele provavelmente aprendeu algumas noções básicas de gentileza e etiqueta. Isso não significa que não haja mais o que aprender ou que nem mesmo um curso de atualização seja necessário. Reserve um tempo para ensinar ou reiterar como se revezar, ouvir e ter paciência ao esperar pelo professor. Quando uma criança atinge a idade pré-escolar (geralmente entre três e cinco anos), ela já aprendeu a maioria dessas habilidades, mas não custa praticá-las sempre que surge a oportunidade.
Visite sua biblioteca local. A biblioteca pode ser uma ferramenta importante na preparação de seu filho para a pré-escola de várias maneiras. Em primeiro lugar, existem vários livros que podem ajudar a preparar as crianças para o início da pré-escola. Ao pedir ao seu bibliotecário histórias sobre como ir para a escola pela primeira vez, você pode verificar diferentes livros que ajudarão seu filho a saber que ele ou ela não está sozinho em alguns dos medos de ir à escola. A maioria das histórias que você encontrará será ficção e escrita do ponto de vista da criança. Isso ajuda as crianças a se identificarem com os personagens da história e com o que fizeram ou vivenciaram durante o dia escolar. Além disso, muitas bibliotecas têm horários de histórias em que pais e filhos vêm para desfrutar de uma história ou atividade com um grupo de crianças quase da mesma idade. Ao aproveitar este tempo, seu filho terá interação com outras crianças, desfrutará de uma história lida pelo pai voluntário ou bibliotecário infantil e poderá praticar muitas das habilidades que você já vinha desenvolvendo, como revezar e usar o bom habilidades de escuta.
Vamos fingir. É verdade que fingir é a maneira da criança aprender mais sobre o mundo ao seu redor e como interagir nele. As crianças representam cenários e cenas que podem encontrar na vida real. Reserve um tempo para montar uma "escola de mentira" com seu filho. Você pode usar uma mesinha e cadeiras, convidar "amigos" (como ursinhos e bonecas) e você pode ser o professor. Prepare uma hora do lanche, hora da história e diferentes atividades (como arte) que seu filho pode ter na pré-escola. Pergunte a seu filho o que ele gostaria de aprender na escola de mentira. Torne isso bobo e use esse tempo para falar sobre as diferentes coisas que podem acontecer na escola. Se você fez uma viagem à biblioteca e encontrou uma história favorita sobre o início da pré-escola, seu filho pode se beneficiar de representar o papel dopersonagem principal e invente sua própria aventura a partir do livro.
Faça uma corrida prática. Se você já sabe que escola seu filho irá frequentar, esta é uma boa oportunidade para fazer uma visita uma ou duas semanas antes de seu filho começar. Deixe ela conhecer o professor e observe como será um dia na escola. Se possível, faça algumas viagens para permitir que seu filho se familiarize com o ambiente antes do início das aulas. Algumas escolas permitem que você e seu filho façam isso antes do início da pré-escola. Algumas escolas até têm uma tarde ou noite especial onde todos vêm para se encontrar e se conhecer. Quando você tiver uma rotina escolar prática, certifique-se de incluir todas as rotinas de preparação para a escola que você terá em casa, para que seu filho também se familiarize com o que precisará fazer em casa para se preparar para a pré-escola.
Estas são apenas algumas das muitas maneiras de ajudar seu filho a se preparar para a pré-escola. Não importa como você decida ajudar seu filho, lembre-se de tomar seu tempo, ser paciente com ele e ouvir todos os seus medos e pensamentos. Este é um momento emocionante e assustador para pais e filhos. O simples fato de reservar um tempo para cuidar de seu filho pode ajudar a aliviar suas preocupações e dar-lhe uma sensação de conforto quando o grande dia chegar.
Dicas rápidas:
Ouça os medos de seu filho sobre o início da pré-escola.
Utilize sua biblioteca local para recursos gratuitos.
Pratique habilidades como gentileza e compartilhamento.