Como criar uma programação de sala de aula do ensino fundamental?
Dr. Emílio Simon Santacruz Fil
• 3 min de leitura
O ensino fundamental é um dos períodos mais importantes da vida, pois é nesse ponto que os alunos aprendem alguns dos fatos mais básicos sobre ciências, história, arte, matemática e todas as outras disciplinas do currículo. Por causa do grande volume de coisas para ensinar às crianças, encaixar tudo em um dia pode ser assustador. Veja como você pode formular um cronograma de sala de aula para alunos do ensino fundamental.
Programações especiais. Comece obtendo uma cópia das programações especiais já formuladas por profissionais. A maioria das escolas tem cópias de horários pré-determinados e só precisará adaptar o horário para atender às diferenças individuais entre as escolas. Na verdade, a maioria das escolas terá um especialista que se concentrará na programação da sala de aula. No entanto, se a tarefa for atribuída a você, certifique-se de consultar primeiro as programações especializadas, pois elas lhe darão uma boa ideia de qual padrão é usado para criar as programações de sala de aula.
Horários de toda a escola. Certifique-se de reservar algum tempo para atividades das quais toda a escola participará, mesmo que seja em salas de aula individuais. As cerimônias de abertura, as cerimônias das bandeiras e os intervalos devem ser marcados no horário das aulas, pois são iguais para todos na escola. Além desses, existem outros períodos que são compartilhados por todas as turmas, como o horário de leitura que geralmente é agendado para depois do almoço.
Preencha os espaços em branco. Não é incomum que você descubra que determinados intervalos de tempo durante o dia serão deixados sem supervisão. Se houver espaços em branco, certifique-se de verificar o currículo e procurar os itens que devem ser incluídos no horário de aula e que você pode ter esquecido. Se você conseguiu encaixar todo o currículo na programação, deve priorizar as aulas e ver quais terão mais tempo do que as outras. Essas classes de alta importância devem ocupar os pequenos intervalos de tempo vazios na programação.
Rotinas. Tanto quanto possível, crie uma programação com uma rotina que seja fácil de seguir. Evite criar uma programação diferente para cada dia da semana, pois os alunos acharão isso confuso e apenas prejudicará a capacidade do aluno de organizar o dia. Além de uma programação rotineira, adicione certas rotinas durante a própria aula, como rotinas de despedida que as crianças devem seguir para evitar que se esqueçam de coisas em suas carteiras.
Coordenação. Tente coordenar com outros professores e professores enquanto faz a programação. Por exemplo, você pode definir um único horário a ser seguido pelo corpo docente, de modo que, durante cada horário específico, todos os professores ensinem uma única matéria. Isso permitirá que os professores alternem facilmente entre as aulas.
Finalmente, certifique-se de deixar algum espaço para flexibilidade no cronograma da sala de aula do ensino fundamental. Mesmo o melhor dos professores às vezes achará uma aula muito curta ou muito longa. Com um cronograma bem planejado, no entanto, todas as aulas se encaixarão no longo prazo. Por meio dessas etapas, você será capaz de criar um cronograma de sala de aula do ensino fundamental totalmente funcional.