Como introduzir a reciclagem em um campus universitário?
Neuza Lara Domingues de Castro
• 3 min de leitura
A fase inicial de iniciar um programa de reciclagem no campus será sobre pesquisa.
Iniciar um programa de reciclagem em seu campus é uma boa maneira de ajudar o meio ambiente e criar uma mudança tangível que permanecerá em sua faculdade depois que você partir. Este tipo de programa requer pesquisa sólida e boas habilidades de apresentação, portanto, esteja preparado para mostrar que você está comprometido em realizar os planos de reciclagem se os funcionários da universidade os implementarem. A fase inicial de iniciar um programa de reciclagem de campus será sobre pesquisa. Em seguida, você passará para as reuniões e, inevitavelmente, para a espera de decisões a serem tomadas. Siga estas etapas para ajudá-lo a ter sucesso em levar reciclagem para sua escola.
Comece pesquisando a situação atual em seu campus. Descubra alguns números de amostra, como a quantidade de papel que o departamento de psicologia usa anualmente. Você pode usar esses números para criar gráficos que mostram como a reciclagem beneficiaria sua universidade e o meio ambiente. Embora usar pesquisas de fontes externas seja útil, você deve adaptar as informações à sua localidade, tanto quanto possível.
Determine onde você recomendaria colocar as lixeiras para reciclagem. Elabore mapas e considere os prós e os contras do seu plano. Esteja preparado com alternativas no caso de certos locais serem descartados no processo.
Descubra quanto esse programa custará à universidade. As universidades são, no fundo, voltadas para o lucro, e a sua não é diferente. Considere o custo de comprar as lixeiras, mantê-las e pagar a equipe para esvaziá-las. Você deve estar disposto a oferecer alunos para fazer este trabalho pelo menos durante o primeiro ano.
Descubra quem no campus é responsável por essas decisões. Muito provavelmente você precisará passar por um gabinete de vice-presidente. Marque uma reunião com essa pessoa para apresentar seu plano. Tenha um punhado de alunos e pelo menos um membro do corpo docente presentes para que você possa mostrar sua pesquisa. Esteja pronto para responder a perguntas ou para descobrir qualquer resposta que você não conhece.
Você pode usar esses números para criar gráficos que mostram como a reciclagem beneficiaria sua universidade e o meio ambiente.
Acompanhe educadamente. As universidades são burocráticas, então as decisões são lentas. Pergunte se há um funcionário de nível inferior que possa informá-lo sobre qualquer progresso. Verifique com essa pessoa a cada duas a três semanas para saber se há algum progresso.
Envolva a mídia do campus se nada estiver funcionando. Às vezes, os funcionários precisam de um pequeno empurrão. O jornal do campus é um ótimo recurso para qualquer ativista do campus e você pode usá-lo aqui para chamar a atenção para a falta de reciclagem no campus. A atenção deve ajudá-lo a se conectar com os alunos que apóiam sua causa e pode ajudá-lo a encontrar aliados entre o corpo docente e a administração.
Continue pedindo reuniões e escrevendo cartas. Se sua reunião inicial não obtiver nenhum resultado, você deve solicitar outra reunião. Suba na cadeia alimentar, se necessário, e não tenha medo de pressionar por uma resposta. Fazer com que alunos com ideias semelhantes escrevam cartas educadas em apoio à sua causa também pode ajudar a impulsionar o seu caminho.
Dicas rápidas:
Sempre seja educado ao lidar com administradores.
Documente todas as interações sobre seus planos de reciclagem.
Venha para reuniões preparado com pesquisas sobre sua proposta.