Reparo e solução de problemas de amplificadores de guitarra
Os amplificadores de guitarra geralmente consistem em quatro seções, portanto, um diagnóstico sistemático dos mesmos nos ajudará a consertá-lo.
Para consertar seu amplificador de guitarra:
Verifique a fonte de alimentação e o fusível; as seções restantes presumem que a rede elétrica está permanentemente desconectada, exceto quando uma verificação específica é necessária.
Seção de potência: Se o amplificador de guitarra não funcionar completamente, o problema pode ser o mais fácil de resolver. Verifique a seção de fonte de alimentação. A verificação da fonte de alimentação requer que você identifique as tensões DC (corrente contínua). Localizar o mesmo é muito simples. Procure um transformador - Grande condensador - Combinação retificadora. Geralmente, ele está localizado imediatamente após o fusível de alimentação na placa de circuito. Teste as tensões de saída, que geralmente estão na faixa de 12-0-12 V / 0-12V e 42-0-42 / 0-80 V.
O objetivo de verificar a tensão acima é simplesmente determinar se a falha está nela ou se pode ser eliminada com segurança em sua verificação sistemática. Se a verificação não fornecer tensão, vá para os pontos 4 a 6. Se as verificações de tensão forem satisfatórias, pule os pontos 4 a 6.
Agora que determinamos que a falha está no estágio de tensão, precisamos investigar este estágio para diagnosticar com sucesso a falha. Olhe para os capacitores grandes - há algum sinal de 'queimado' (caracterizado por aparência carbonizada ou florescimento em vasos de flores). Cheire a seção. (Um especialista geralmente é capaz de cheirar a parte destruída diferenciando entre 'vinil queimado' - transformador; 'eletrólito queimado' - capacitor e silício queimado - diodo.)
Verifique o transformador usando um teste de continuidade simples de ambas as 'bobinas primária e secundária.' Se a continuidade estiver correta, aplique a alimentação da rede elétrica e teste a tensão nas bobinas secundárias (NB A / C configurações do multímetro a ser usado). Se isso for satisfatório, desconecte da fonte de alimentação e vá para o ponto 6. Se nenhuma fonte de alimentação for recebida na bobina secundária, apesar da alimentação de tensão ser aplicada, substitua o transformador.
Se o transformador tiver sido eliminado com segurança como 'funcional', nosso esforço será determinar se o retificador está 'extinto'. Os retificadores são geralmente 'ponte' ou 'meia onda' e são servidos em diodos individuais ou pacotes de retificadores. Para diagnosticar o pacote retificador, aplique a tensão de alimentação à entrada e meça a tensão de saída. Se o retificador estiver na forma de diodos, teste a característica transitória do diodo, ou seja, simples: Aplique a verificação de continuidade nas duas extremidades do diodo - a continuidade é encontrada (y / n?) O oposto deve ser verdadeiro quando a polaridade é invertida (por extremidades alternadas contra multímetro). Se o retificador / diodo não funcionar corretamente, substitua-o.
Neste estágio, estamos confiantes de que a seção de potência está totalmente funcional, e isso é caracterizado pelo fornecimento de energia ao circuito. Agora procedemos na direção reversa para localizar o mau funcionamento.
Verificação do alto-falante: a continuidade do alto-falante é verificada com um multímetro. Se a continuidade do alto-falante estiver aberta, ele será substituído.
Agora temos certeza de que a seção de alimentação e a seção final estão totalmente funcionais. Estamos com o amplificador vazio. Normalmente os amplificadores de guitarra são projetados como Cat B / C - precisamos procurar um equilíbrio de componentes em algo chamado 'Ponto Zero'. O 'Ponto Zero' é o ponto que alimenta o sinal da guitarra - este ponto é geralmente mantido em 0 V. A parte positiva da tensão de entrada é alimentada por um transistor de potência com polarização apropriada e a parte negativa por meio de seu par.
Depois de determinar o equilíbrio dos componentes, use um testador para tocar com cuidado e precisão no Ponto Zero imediatamente antes do estágio final (transistores de potência próximos / conectados ao alto-falante). Se um ruído de aterramento proeminente for ouvido nos alto-falantes, suspire enquanto suas despesas são reduzidas.
Se o ruído de aterramento não for proeminente, você terá que testar cada transistor nesta seção para uma verificação de característica de transiente (como foi realizado no ponto 6).
Um transistor de potência geralmente consiste em um invólucro metálico conectado ao dissipador de calor. Ligado a este invólucro está um nó 'coletor'. Tendo determinado o nó coletor, os testes de continuidade são realizados para determinar o emissor e a base (ou Google o número da peça).
O teste do transistor de potência é mais rigoroso em termos de teste de polarização reversa e uma decisão calculada precisa ser tomada dependendo das capacidades de potência da fonte de alimentação e do circuito para lidar com a característica transiente.
Se estiver com defeito, os transistores de potência serão substituídos. Se não estiver com defeito, o estágio de amplificação de tensão anterior ao estágio de amplificação de potência é determinado.
O estágio de amplificação de tensão geralmente consiste em um transistor fisicamente menor, normalmente um CL ou Ck 100. Teste o Ponto Zero para 'ruído de aterramento', verifique os resistores de polarização para valores apropriados - cheiro de curtos ou queimados.
Depois de eliminar os estágios de amplificação de potência e tensão, tudo o que resta é o estágio de pré-amplificação
Determine o núcleo do pré-amplificador 'op-amp' ou transistor; use a técnica do ponto zero para determinar a seção da falha. Use o multímetro para determinar a característica transitória de semicondutores e componentes passivos. Verifique também se há rachaduras e quebras no quadro.
Ferramentas necessárias:
Multímetro
Testador
Cuidado:
Manuseie com cuidado quando o A / C principal estiver conectado.