Como trocar uma correia dentada: instruções passo a passo?
David Vale
• 4 min de leitura
Trocar uma correia dentada não é uma tarefa fácil. Isso exigirá que o "faça você mesmo" do quintal médio um fim de semana inteiro para remover todas as peças necessárias para alcançar a correia dentada. Não se preocupe, essas instruções o ajudarão. Se você não estiver confiante ou se não puder dispensar mais de um fim de semana se o trabalho demorar mais do que o esperado, é melhor levar o carro a um mecânico para obter ajuda profissional para consertar automóveis. Veja como trocar uma correia dentada.
Indicações: quando e por que devo alterá-lo?
Pague grandes dividendos
Você deve planejar a troca de uma correia dentada ou corrente sempre que for facilmente acessível para outros trabalhos, como a substituição da bomba de água. Planeje mudar a correia dentada se seu carro acumular mais de 60000 milhas. Correias dentadas gastas ou danificadas podem fazer com que o motor funcione mal ou, pior ainda, nem funcione. Na verdade, uma pausa pode ser catastrófica para o motor. Correias dentadas gastas podem causar diminuição de potência e consumo de combustível também. Como é tão difícil verificar o desgaste em um porque o acesso é difícil, planeje trocá-lo nos intervalos recomendados. É a manutenção preventiva do carro que renderá grandes dividendos no futuro. Você não quer esperar para ver os sintomas de uma correia dentada ruim.
Como cada carro é um pouco diferente, é impossível detalhar os requisitos de cada carro. No entanto, aqui está um guia geral sobre o que você pode esperar ao substituir uma correia dentada. Eu recomendo fortemente comprar o Manual de Hayne apropriado para o seu carro em uma loja de suprimentos de automóveis. É uma ótima referência que inclui instruções passo a passo e fotos úteis. Agora vamos substituir uma correia dentada.
Espere durante a noite para o motor esfriar. Não vale a pena correr o risco de se queimar com o motor, que fica quente por muito tempo!
Desconecte a bateria e calce as rodas para que o carro não role.
Remova todas as obstruções da tampa da correia dentada: Isso pode demorar um pouco, pois geralmente há algumas coisas no caminho. Aqui está uma lista de algumas peças comuns que você terá que remover:
Remova o conjunto de entrada de ar.
Afrouxe a polia que aciona a bomba d'água, se necessário. Alguns carros exigem que você remova outros equipamentos, como a bomba de direção hidráulica. Em caso afirmativo, remova a correia da polia e desparafuse a bomba. Mova-o de volta para fora do caminho.
Remova quaisquer outros acessórios que interfiram no acesso à correia dentada.
Use uma chave grande na polia do virabrequim para alinhar a marca na polia do virabrequim com o 0 na escala de distribuição moldada no bloco do motor.
Remova os parafusos da tampa da correia dentada e retire a tampa.
Verifique os rolamentos do tensor da correia dentada. Substitua-os se estiverem soltos ou barulhentos.
Verifique a árvore de cames e as vedações da cambota. Se vazarem, podem ocorrer falhas prematuras na nova correia dentada. Substitua-os se necessário.
Certifique-se de que todas as marcas de sincronização estejam alinhadas corretamente e, em seguida, afrouxe o tensor e remova a correia dentada. Não permita que a árvore de cames ou a cambota se movam enquanto a correia estiver desligada.
Coloque a nova correia no lugar. Ajuste a tensão, se necessário. Certifique-se de que ele se encaixe bem sobre os dentes das engrenagens de distribuição. Não aperte demais.
Aplique uma nova junta à tampa da correia dentada e substitua-a.
Reinstale todas as bombas acessórias que você tirou antes, incluindo a bomba de água. Muitos mecânicos recomendam substituir a bomba d'água enquanto ela está desligada. Você decide.
Verifique se todas as marcas de sincronização ainda estão alinhadas corretamente.
Reinstale o conjunto de entrada de ar.
Reconecte a bateria.
Ligue o motor e ouça atentamente como ele funciona. Você não deve ouvir batidas fortes se o tempo ainda estiver correto.
Espero que este guia de substituição da correia dentada tenha sido útil. Se você permitiu que o tempo ficasse desalinhado enquanto trocava a correia, você tem um problema sério nas mãos. Corrija o erro ou consulte um mecânico ou uma oficina mecânica. Não opere um veículo com a sincronização incorreta, pois podem ocorrer sérios danos ao motor interno.