Substituição das correias do ventilador: conserto e manutenção do carro
Carlos Wilson Loureiro
• 4 min de leitura
Diagrama da correia do ventilador: seu carro tem um diagrama que descreve o caminho da correia em seu carro específico.
Dicas para fixar uma correia serpentina e muito mais
O nome "correia de ventilador" é um pouco incorreto hoje em dia porque a correia aciona muito mais do que apenas um ventilador. É freqüentemente chamado de cinto acessório. A correia da ventoinha gira em torno de uma polia presa ao volante e aciona bombas e motores acessórios, como bomba d'água, compressor de ar condicionado, alternador, freios hidráulicos e bomba de direção hidráulica. Alguns carros têm uma grande correia serpentina que aciona todos os motores acessórios. Outros carros dividem o trabalho de maneira mais uniforme, empregando o uso de duas correias. Como você pode ver, as correias do ventilador são itens importantes e devem estar na lista de itens de manutenção do seu carro para verificar de vez em quando.
Retire a correia da ventoinha antiga: Retire a correia antiga das polias.
Independentemente de o seu carro usar uma ou duas correias, você pode trocar a correia da sua ventoinha com algum tempo e algumas ferramentas simples que você já tem em casa. Veja como substituir a correia da ventoinha:
Inspeção de rotina: você deve inspecionar as correias sempre que olhar sob o capô para praticar uma boa manutenção automática. Procure rachaduras e seções desgastadas. Se alguma parte do interior da correia estiver rachada ou se qualquer parte do cordão da correia estiver desgastada, será necessário substituí-la.
Diagrama da correia do ventilador: seu carro tem um diagrama que descreve o caminho da correia em seu carro específico. Antes de tirar o cinto, verifique o diagrama sob o capô. Geralmente está na tampa de plástico acima do ventilador de resfriamento. Siga o diagrama exatamente ao remover a correia antiga e ao instalar a nova. O diagrama também mostra onde uma polia especial, chamada tensor de correia, está localizada. Você pode ajustar o tensor para alterar o quão apertada é a correia ao passar pelas polias.
Retire a correia da ventoinha antiga: Retire a correia antiga das polias. Você precisará de uma chave inglesa ou duas para liberar a tensão na correia. Os sistemas de tensão diferem entre as marcas, mas o efeito de cada um ainda é o mesmo: eles mantêm uma correia apertada quando em uso e permitem que você ajuste a tensão. Neste caso, você deseja reduzir a tensão na correia para que possa deslizar para fora das polias.
Obtenha o cinto de substituição do tamanho certo: você precisará obter o cinto de substituição do tamanho certo em qualquer loja de peças automotivas local. É muito importante combinar a nova forma com a antiga. Leve o cinto antigo com você para a loja para comparar com o novo. Às vezes, o novo comprimento é um pouco diferente. Se for mais ou menos um centímetro, tudo bem. Provavelmente vai esticar um pouco. Se for um pouco longo, peça ao vendedor para ajudá-lo a encontrar uma correspondência mais próxima. Um cinto mais longo não é aceitável.
Instale a nova correia: Ao substituir as correias do ventilador, passe a nova correia pelas polias de modo que ela use exatamente o mesmo caminho da correia antiga. Pode ser necessário afrouxar o tensor um pouco mais para deslizar a nova correia para a polia final. Consulte o diagrama para verificar seu trabalho. Depois de colocá-lo no lugar, aperte-o usando o ajustador de tensão do carro.
Dicas úteis de reparo da correia do ventilador: A correia deve estar esticada e não deve chiar quando o motor estiver funcionando. Para determinar se está apertado o suficiente, remova qualquer coisa que possa ficar presa nas peças móveis e ligue o motor. Ligue o ar condicionado. Se o cinto não chiar, provavelmente está apertado o suficiente.
Ao apertar o cinto, tome cuidado para não apertá-lo demais. Se estiver muito apertado, colocará muita tensão em todas as polias do sistema e fará com que uma falhe com o tempo.
Às vezes, o cinto começa a chiar alguns dias após a instalação. Isso ocorre porque às vezes ele estica um pouco. Basta apertar um pouco de cada vez no ajustador de tensão. Isso deve ajudar a se livrar do guincho.
Agora você conhece um dos aspectos mais importantes da reparação de automóveis: a substituição das correias do ventilador.
Ferramentas necessárias:
Chaves abertas
Chave de fenda Philips
Cuidado:
Desligue o motor e desconecte a bateria antes de tentar qualquer trabalho de reparo.
Dicas rápidas:
Substitua as correias do ventilador sempre que precisar substituir os motores ou bombas dos acessórios.