Como fazer discursos: habilidades eficazes de fala e apresentação?
Abril Carmona Sobrinho
• 6 min de leitura
Fortaleça suas habilidades com essas estratégias
Algumas pessoas preferem mergulhar de um penhasco a fazer um discurso. Eles evocam todos os tipos de cenários de pesadelo como resultado de seu medo do palco: E se eu congelar? E se o público me odiar à primeira vista? E se ninguém rir, exceto em lugares onde não deveria? Será que todos se lembrarão dos erros que cometi pelo resto da minha vida?
E ainda, aprendendo algumas estratégias e técnicas de falar em público usadas por palestrantes profissionais - que muitas vezes são os mais assustados de todos - você pode não apenas dominar seus nervos e seu medo, você também pode causar uma impressão poderosa e em segundos, na verdade comece a desfrutar de toda a experiência. Use estas dicas para ajudá-lo a combater sua ansiedade de fala.
Se você está preocupado em compor o discurso, recomendo que você verifique Discursos de casamento e brindes para todos, se for fazer seu discurso em um casamento, ou O kit do palestrante persuasivo para palestras e apresentações de negócios ou acadêmicas.
Primeiro, verifique sua aparência. Vista-se adequadamente e esteja bem arrumado, para que se sinta confortável e elegante. Vestir-se profissionalmente também ajuda o público a sentir que você se preocupa com ele e que ele é respeitado. Mas tome cuidado para não ir longe demais e sem querer distraí-los, por exemplo, com uma gravata chamativa de homem ou um decote feminino.
Abrindo os nervos. Aqui estão algumas técnicas que o ajudarão a se sentir mais confortável e relaxado ao começar.
Antes de continuar, converse com as pessoas em sua audiência. Isso ajudará a criar uma atmosfera mais calorosa e amigável.
Enquanto você está esperando para ser anunciado, repita a frase de abertura três ou quatro vezes para distraí-lo do seu nervosismo e dar-lhe a confiança de um começo seguro.
Para ajudar a relaxar da cabeça aos pés, faça três respirações profundas e lentas - inspire pelo nariz - e expire pela boca, com a mão na barriga enquanto ela se expande e se contrai.
Ao iniciar, faça uma pausa de 1-2 segundos para se estabelecer.
Fique em pé e relaxado.
Reconheço agradavelmente um rosto amigável próximo.
Sorria. Sorrir mostra cordialidade para o público e raramente é mal interpretado.
Entre em contato.
Faça contato visual com o público, momentaneamente de um para o outro, como forma de demonstrar interesse por eles.
Envolva-se com ouvintes animados - mas não muito.
Analise o público e não perca ninguém, em qualquer lugar, nunca.
Ocasionalmente, comece uma frase olhando para uma seção do público e termine olhando para outra seção.
Tímido demais para olhar diretamente para os indivíduos? Até que sua confiança cresça, tente olhar os espaços entre eles.
Dicas e técnicas para falar em público.
Lembre-se de como você fala com sua mãe, namorada ou namorado, diretor financeiro ou chefe. Geralmente é diferente para cada um. Então imagine que alguém que ama e aprecia você está ouvindo. Comece imaginando que você está falando com eles.
Oradores públicos de sucesso projetam energia e convicção. Eles têm que fazer isso se quiserem prender seu público do início ao fim. Eles também sabem que, se parar de se concentrar nas palavras e no fio condutor de seu discurso, o público também o deixará.
Acredite no que você diz e diga com convicção e paixão. O público sentirá se você não for sincero.
Entrega. Essas sugestões podem parecer artificiais quando você as experimenta pela primeira vez, mas você pode ver como as habilidades orais eficazes envolvem a apresentação, ouvindo as frases dos principais apresentadores na TV e no rádio. Observe como eles:
Enfatize as palavras-chave em cada frase. Portanto, quando você passar por sua fala, achará útil sublinhar uma série de verbos e adjetivos em cada uma de suas frases para lembrá-lo de dar-lhes "força" extra.
Não permita que suas vozes diminuam no final das frases. Cada palavra deve ser ouvida na íntegra, caso contrário, por que está aí?
Ande e faça uma pausa. Existem dois elementos integrantes em cada discurso que você pode usar a seu favor: ritmo e pausa.
Ritmo:
Não se apresse, principalmente quando você começar.
Fale rápido o suficiente para evitar que as pessoas fiquem entediadas e lento o suficiente para que absorvam totalmente o que você está dizendo.
Diminua a velocidade para enfatizar e reforçar suas ideias-chave.
Varie seu ritmo para injetar emoção ou gravidade.
Para adicionar cor ao seu discurso, altere o ritmo e o ritmo de sua apresentação entre tópicos / parágrafos.
Pausa:
Faça uma pausa para definir um ponto importante .
Depois desse ponto importante, faça uma pausa para dar ênfase.
Faça uma pausa para permitir que o ponto seja absorvido.
Não pare por muito tempo ou você pode parecer pomposo.
Experimente as seguintes palavras em velocidades diferentes e usando diferentes pausas entre elas para ver como você pode aumentar o impacto e mudar a atmosfera:
"É muito simples, na verdade. Ou você quer progredir... ou não. Você quer, não é?"
Linguagem corporal. Mantenha seus gestos naturais e confortáveis . O ensaio e a prática ajudam a torná-los assim. Se você estiver falando com verdadeira convicção, seus gestos serão reais.
Muitos palestrantes profissionais e muitos atores também aprendem as seguintes posições de braço que podem ser úteis para você .
Braços
No meio do raciocínio.
Peito alto para poder e compromisso.
Direto quando descompromissado.
Polir uma apresentação e evitar erros. Você pode achar útil ensaiar sua apresentação na frente de um espelho de corpo inteiro. Isso não só o ajudará a aperfeiçoar sua entrega, como também a evitar uma série de erros comuns. Por exemplo, ajudará a garantir que você:
Não baixe a cabeça ao ler o discurso (muitos oradores digitam o discurso apenas na metade superior das páginas).
Não vire as costas para o público.
Não brinque com caneta ou ponteiro.
Não segure a mesa ou púlpito.
Não se incline na direção do microfone (ajuste sua altura).
Não se incline para suas anotações.
Não olhe fixamente para notas ou recursos visuais.
Não se inquiete: toque no rosto, gravata, lapela, etc.
E quando tudo acabar...sorria. (A menos que a ocasião não seja apropriada...) Diz ao público que você fez o seu melhor, que gostou de sua palestra e está confiante de que eles também gostaram, que é um grande público que respondeu bem. Tudo isso apenas com um sorriso? Claro, mas é o que está por trás do sorriso (aprender e usar o acima) que é o verdadeiro segredo.
Essas habilidades de oratória e apresentação em público devem ajudá-lo quando você fizer discursos para ter o melhor desempenho.