Impressões digitais e sua importância na sociedade moderna
O que é uma impressão digital?
A superfície palmar da mão humana é coberta por um tipo especial de pele ondulada com estrias estrias conhecidas como cristas papilares. Essas cristas minúsculas são salpicadas de poros de suor e as cristas de fricção são o resultado da união desses poros de suor protuberantes. Uma impressão digital é a reprodução exata das cristas papilares no topo da falange de um dedo.
Especialidades de impressões digitais
Singularidade - A ordem dos arranjos das cristas e suas características (minúcias) são únicas. As saliências do dedo, da palma e da sola do pé de uma pessoa são para sempre diferentes e distintas do resto do mundo .
Permanência - Segundo o Dr. Harold Cummins, as cristas se desenvolvem no quarto mês da fase fetal e suas peculiaridades permanecem inalteradas ao longo da vida, até a morte e a completa decomposição do corpo.
Como as impressões digitais se tornaram o melhor meio de identificação pessoal
As impressões digitais são únicas por natureza e permanentes do nascimento à morte. As dimensões do corpo; cor, quantidade e qualidade dos cabelos; pele; Cor dos olhos; o número e a dentição; características faciais; e a caligrafia, podem ser todas alteradas quando crescermos. Seu padrão de impressão digital como um todo pode ser alterado em comprimento e largura, mas o número de cristas, a natureza das características das cristas e sua posição relativa em um dedo permanecem inalterados. Foi provado por Sir Francis Galton que as cristas são persistentes desde o nascimento até serem destruídas por decomposição após a morte. A ciência da impressão digital usa apenas o número de cristas, características das cristas e sua posição relativa no dedo para provar a identidade de uma pessoa.
Usos de impressões digitais em nossas vidas diárias
Na investigação do crime. As impressões digitais são o meio mais barato e melhor de provar a identidade de um criminoso. A maioria dos casos de crime, como casos de assassinato e roubo, não tem uma testemunha ocular ou outra evidência. Até mesmo o depoimento de uma testemunha ocular pode ser fortemente contestado em um tribunal. Mas ninguém pode negar sua presença na cena de um crime se suas impressões digitais forem coletadas lá. A impressão digital em si é uma evidência conclusiva.
Para provar a identidade de um cadáver não identificado. A comparação de impressões digitais é uma forma de comprovar a identidade de um cadáver quando este é mutilado ou decomposto, dificultando a identificação da pessoa. Torna-se útil quando ocorre uma calamidade natural ou quando uma guerra eclode. Os corpos mutilados das vítimas podem ser identificados com o uso de impressões digitais registradas anteriormente.
Em dispositivos eletrônicos baseados em biometria. As impressões digitais desempenham um papel vital na fabricação de dispositivos eletrônicos baseados em biometria, como sistemas de segurança de porta, sistemas de travamento de impressão digital, sistemas de controle de acesso à porta, cofres automáticos, sistemas de atendimento de impressão digital, sistemas de segurança de impressão digital, etc.
Rostos podem mentir, impressões digitais nunca
A maioria das pessoas em nossa sociedade não percebe a importância da ciência das impressões digitais na vida moderna. O ex-superintendente-chefe do Departamento de Impressões Digitais na New Scotland Yard, Sr. Fred Cheril, declarou em sua autobiografia "As impressões digitais nunca mentem", as impressões digitais invariavelmente dizem a verdade. Mas eles podem fazer isso apenas em sua própria língua e não se pode esperar entender como eles revelam a verdade, sem ter algum conhecimento dessa ciência única. Milhares de identificações de impressões digitais são feitas em todo o mundo diariamente.