Como usar a conversa fiada para iniciar uma comunicação eficaz?
Sr. Manuel Leon Neto
• 3 min de leitura
Ao encontrar uma determinada pessoa pela primeira vez, parece um pouco difícil iniciar uma conversa sensata. Há algum tipo de constrangimento, partindo do pensamento de que a outra pessoa pode ignorar seus esforços para iniciar uma conversa ou pode não ir para onde você deseja que a conversa vá. O truque aqui é começar uma conversa fiada. Começar uma conversa com uma pequena conversa estabelece um relacionamento entre vocês dois e torna a comunicação subsequente não forçada. Aprenda como fazer isso lendo as dicas a seguir.
Fale sobre tópicos genéricos. Você pode praticamente falar sobre qualquer coisa sob o sol - a cafeteria em que está, o café que está bebendo, o livro que está lendo, o carro que está dirigindo e muitas outras coisas. Você também pode falar sobre eventos atuais, mas certifique-se de que a outra pessoa se sinta confortável para discutir esses tópicos.
Seja o mais natural possível. Ria se quiser rir. Franzir a testa se for preciso. Você não precisa fingir seu feedback apenas para ganhar o interesse ou a aprovação da outra pessoa. A verdade é que a outra pessoa pode sentir isso e pode retirar seu interesse.
Ouça bem. Em uma conversa fiada, você deve ouvir tanto quanto fala. Na verdade, em certos casos, é muito melhor ouvir mais. Portanto, tente não monopolizar a conversa. Dê à outra pessoa a chance de falar e, quando ela falar, dê-lhe seus ouvidos. Para assegurar-lhe a sua atenção, responda de forma não verbal. Aceno com a cabeça. Mantenha contato visual. E deixe seus olhos demonstrarem uma variedade de feedbacks. Além disso, aprenda a ouvir com seus outros sentidos. Preste atenção à linguagem corporal e às reações faciais da pessoa.
Jogue algum humor. A conversa fiada deve ser leve e casual, por isso ajuda a fazer algumas piadas. Intercalar humor na conversa é especialmente importante se a conversa começar a ficar argumentativa e hostil. No entanto, esteja atento às suas piadas. O que poderia ser uma piada para você pode não ser uma piada para outra pessoa. Portanto, escolha suas palavras e o tempo adequado.
Evite apressar a conversa. Se você tem como objetivo discutir um tópico específico, nunca vá lá de frente. Deixe a conversa fluir. Se você mudar de assunto abruptamente, o clima da conversa pode estagnar abruptamente, o que pode levar à morte prematura da conversa fiada.
Aprenda a fazer acompanhamentos. As conversas às vezes são marcadas com ar morto. É normal. Mas se o silêncio durar mais de três segundos, uma comunicação eficaz não acontecerá. Portanto, aprenda a arte de fazer declarações de acompanhamento. Faça mais perguntas. Ou comente sobre algo que a outra pessoa disse. Se você não consegue pensar em um bom acompanhamento, é melhor mudar de assunto imediatamente.
Os especialistas dizem que o sucesso é parcialmente influenciado pelas habilidades interpessoais e de comunicação. Portanto, se você deseja ter sucesso em sua profissão, negócios ou vida pessoal, aprenda como iniciar uma comunicação eficaz com uma conversa fiada.