Estas são algumas dicas que você pode usar para ajudar uma pessoa a superar a co-dependência.
Codependência é uma condição em que um indivíduo desenvolve um complexo de messias. Eles têm a necessidade constante de ajudar alguém, pois gostam da sensação de serem necessários. No entanto, a 'ajuda' que eles fornecem pode resultar na habilitação. Isso é comum em famílias onde um membro da família sofre de dependência. Os codependentes tendem a dar tudo o que têm, incluindo tempo, dinheiro e recursos, a ponto de se tornarem mártires. Ser co-dependente pode ser difícil para uma pessoa, embora ela possa não admitir isso abertamente.
Pessoa supera co-dependência
Leia as dicas abaixo para ajudar uma pessoa a superar a co-dependência.
Leia as dicas abaixo para ajudar uma pessoa a superar a co-dependência:
Aprenda a dizer não. Muitas vezes, os codependentes não sabem dizer não. Se você tem um amigo ou membro da família que está sofrendo com isso, pode ajudá-lo a superar a co-dependência ensinando-o a dizer não. Os codependentes pensam que são menos pessoas se não aceitam favores ou fazem algumas coisas mesmo que seja contra a sua vontade. Este é um pequeno passo para se tornar menos co-dependente.
Encontre atividades para a pessoa. Procure algumas atividades que a pessoa goste e deixe-a fazer por conta própria. Codependentes têm uma tendência a fazer coisas que farão outras pessoas felizes e se sentirem necessárias. Ao fazer atividades que os deixam felizes, eles vão diminuir a dependência de alguém e começar a sentir que são capazes de ser felizes fazendo as coisas que amam.
Forneça suporte. A superação da codependência não acontece da noite para o dia. Esse é um processo que pode levar anos para ser superado, dependendo do caso do co-dependente. Apoie o co-dependente. Os codependentes podem tentar mudar suas vidas, mas nem sempre isso acaba bem. Eles podem ter uma recaída, especialmente se viverem perto de pessoas de quem dependem.
Discuta os problemas. Se você mora com um co-dependente em casa, é melhor ter uma comunicação aberta entre os membros da família para discutir os problemas e sentimentos de cada um. Um dos sintomas da co-dependência é não falar sobre seus verdadeiros sentimentos em relação a uma situação com o dependente. A comunicação aberta oferece uma oportunidade para que todos digam o que realmente sentem.
Programa de codependência. Em alguns casos, é melhor se inscrever em um programa de 12 etapas em que eles trabalhem com um conselheiro para superar sua co-dependência. Este programa é semelhante ao programa para vícios, mas voltado para pessoas que sofrem de co-dependência.
Estas são algumas dicas que você pode usar para ajudar uma pessoa a superar a co-dependência. É preciso entender que esse processo leva tempo, principalmente se a pessoa é co-dependente há muitos anos. O melhor a fazer é fornecer-lhes o apoio de que precisam e apoiá-los durante todo o processo. Não os force a fazer algo que não estão prontos para fazer. É bom deixá-los controlar suas vidas por conta própria para que possam começar a viver para si mesmos e não para os outros.